A descrição do imóvel de 129,8 m2 refere que "está localizado no complexo de luxo de Yalta, no sul da Crimeia, tem três quartos com vista para o Mar Negro e para o Palácio Livadia, a residência estival de Nicolau II, último czar da Rússia".
Foi em 2013 que o registo da propriedade em nome do magnata ucraniano Oleksandr Buriak passou para o nome de Olena Zelenska, esposa do comediante ucraniano Volodymyr Zelensky.
Uma reportagem da Reuters, em abril de 2019, dá conta que a nova proprietária — identificada como a esposa do recém-eleito presidente Volodymyr Zelensky — "pagou metade do valor de mercado do imóvel". O gabinete de Zelensky negou essa informação, em comunicado onde se lê que "o preço pago foi de acordo com a lei ".
Decorridos dez anos sobre a venda, uma nova lei — no início deste 2023, aprovada por unanimidade no Rada (parlamento) da Crimeia, península sob ocupação russa desde 2014 — levou à expropriação e, nove meses depois, à venda em leilão do luxuoso apartamento de Olena Zelenska.
O valor adquirido, segundo a TASS, agência noticiosa oficial russa, irá ser utilizado para financiar a guerra em curso na Ucrânia.
...
Fontes: Reuters/TASS/BBC/AP/AFP/ ... Fotos (Vogue/Getty): A investida mediática ucraniana, acirrada nos últimos meses, tem levado os Zelensky aos Estados Unidos e Canadá; tem-nos colocado ao lado de celebridades como nesta foto da primeira-dama e da princesa de Gales.