A vacinação, de caráter voluntário, vai efetuar-se em Moscovo através de marcação prévia — que desde ontem, sexta-feira, pode ser solicitada através da Internet, no portal da autarquia de moscovita.
Setenta centros de vacinação estão a receber, na primeira fase, os grupos prioritários: pessoas entre os 18 e 60 anos pertencentes a grupos de risco, professores, profissionais de saúde e trabalhadores de serviços sociais.
Todo o procedimento dura aproximadamente uma hora, já que inclui um exame médico, a preparação da vacina e um período de observação de meia hora após a inoculação Gam-Covid, o nome russo da vacina.
Até ao momento, mais de 20 mil pessoas receberam as duas doses da vacina Sputnik V, durante as provas clínicas. Os resultados são promissores, já que apenas 273 dos vacinados foram afetados pela Covid-19, segundo afirmou a presidente da Câmara Municipal de Moscovo, Anastasia Rakova.
A Rússia regista, no total, mais de 2,4 milhões de casos positivos de infeções e os óbitos andam entre os 28 mil e os 42 mil.
Fontes: BBC/-website vaccine against COVID-19 Sputnik V/Le Monde/AP/Reuters.