ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia celebra Dia da Defesa com 90 ataques à Ucrânia — Putin ameaça recorrer ao arsenal nuclear 23 Fevereiro 2023

"Tal como temos vindo a fazer, iremos dar a maior atenção ao reforço da tríade nuclear"-mísseis nucleares terra-ar-mar, disse hoje Putin no discurso do Dia do Defensor da Pátria, feriado nacional russo. A ameaça clarifica-se dois dias depois do presidente russo anunciar que a Rússia sai do acordo START com os Estados Unidos. É o 364º dia da guerra e a Rússia assinala-o ainda com 90 ataques em massa sobre o território ucraniano.

Rússia celebra Dia da Defesa com 90 ataques à Ucrânia — Putin ameaça recorrer ao arsenal nuclear

No sentido de "reforçar a Defesa Russa", o presidente Vladimir Putin anunciou "a produção em massa dos sistemas aéreos hipersónicos Kinzhal", bem como dos sistemas navais dos hipersónicos Zircon".

Putin acrescentou esta quinta-feira, sublinhando que "as forças da terra e do mar são a garantia da segurança soberania desta nação", que os mísseis balísticos intercontinentais Sarmat vão em breve "ser disponibilizados, ainda este ano".

No entanto uma reportagem da CNN está a informar que segundo fontes da Defesa dos EUA, os testes com esses mísseis, realizados esta semana, "mostraram falhas nos Sarmat".

Suspensão do START

"A decisão é irresponsável", afirmou Biden na mesma terça-feira em que Putin anunciou que a Rússia saía do pacto com os EUA. O oocupante do Kremlin destacou que "os aliados ocidentais da Ucrânia", ao fornecerem armamento ao poder em Kiev, forçaram a Rússia a essa decisão.

Putin salientou de novo que foi o Ocidente que "transformou num conflito global" o que era uma "legítima intervenção russa pela justiça, paz e democracia", pela "desnazificação" do leste ucraniano russófono.


364º-365º dia da guerra : 24 horas, 90 ataques em massa sobre o território ucraniano

A imprensa oficial russa cita o Ministério da Defesa sobre a queda hoje dum avião militar russo e a morte do respetivo piloto. A aeronave bélica, Su-25, despenhou-se perto da fronteira ucraniana. O piloto ainda pôde ejetar-se do cockpit, mas morreu dos ferimentos sofridos.

O aparelho estava de regresso à base quando se despenhou devido a uma "disfunção técnica ainda por especificar", segundo o comunicado do Ministério da Defesa.

As forças ucranianas neutralizaram "noventa ataques pelas forças russas nas últimas 24 horas", congratula-se num comunicado do Ministério da Defesa da Ucrânia na tarde desta quinta-feira, 24. As regiões atacadas foram: Kupiansk na região de Kharkiv, Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Shakhtarsk na região de Donetsk.

Fontes: Reuters/Washington Post /TASS...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project