INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia coloca toda a força na batalha por Severodonetsk, diz governador 04 Junho 2022

A Ucrânia disse hoje que a Rússia colocou todas as suas forças disponíveis na batalha por Severodonetsk (leste), cidade chave da região do Donbass onde Moscovo concentra a ofensiva na esperança de controlar por completo o território.

Rússia coloca toda a força na batalha por Severodonetsk, diz governador

"A situação em toda a região é extremamente difícil. Os combates concentram-se atualmente em Severodonestsk pelo que pudemos compreender, o exército russo usou todo o seu peso e reservas" nessa batalha, declarou, segundo a Lusa, o governador da região de Lugansk, Serguiï Gaïdaï, numa entrevista publicada nas suas redes sociais oficiais.

Segundo este responsável, "as primeiras informações indicam que eles [o exército russo] conseguiram assumir o controlo da maior parte da cidade".

"Mas as nossas forças estão agora a fazê-los recuar", acrescentou.

É na região do Donbass que de agora em diante se trava uma "guerra de desgaste", a longo prazo, alertou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, na sexta-feira, após um encontro em Washington com o presidente dos EUA, Joe Biden.

A tomada da cidade de Severodonestsk permitirá, prossegue a Lusa, à Rússia garantir o controlo do Donbass, uma região de exploração mineira, ocupada parcialmente por separatistas pró-russos desde 2014.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project