NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

S. Filipe: Capital político, cultural e económica durante estes dias da festa da bandeira E do Município 28 Abril 2018

A Cidade de São Filipe está a ser, por estes dias, a capital política, cultural e económica do país - acolhe políticos no poder e na oposição, emigrantes e visitantes de todas as ilhas no ritual de rufar de tambor e toque de pilão. Este concelho do Fogo agora dirigido pelo Edil Jorge Nogueira encontra-se em festa para assinalar o Dia do Município e da Bandeira. O Nhô San Filipe, que é uma das maiores manifestações culturais de Cabo Verde, vai mobilizar, até o primeiro de Maio, a participação de milhares de pessoas e dezenas de artistas nacionais e estrangeiros. O tradicional baile monumental da Praça do Presídio arranca, esta sexta feira, com a actuação de vários artistas e conjuntos, com destaque para o grupo Ferro e Gaita de Santiago e o músico Zé Delgado.

Por: Nicolau Centeio

S. Filipe: Capital político, cultural e económica durante estes dias da festa da bandeira E do Município

Para os residentes, a quadra festiva de S. Filipe constitui “uma semana de grande promoção da economia, da cultura e do turismo”. O evento proporciona aos foguenses e aos visitantes diversos tipos de actividades, quer de cariz cultural, quer de cariz desportiva. Enfim, vão ser dias de muita animação na cidade dos sobrados, em que não faltarão as manifestações profanas e religiosas para oferecer sobretudo aos visitantes.

----Ritmos diferentes no festival do Presídio----

A partir do dia 25 de Abril até o 1º de Maio, todos os caminhos vão dar à lendária Praça do Presídio, onde actuarão mais de 40 artistas nacionais e internacionais, que vão animar a tradicional festa do Município de São Filipe, na ilha do Fogo.

Os irmãos Calema (São Tome e Príncipe), Beto Dias, Elida Almeida, Djodje, Ferro & Gaita e Tabanka Jazz, são os cabeças de cartaz anunciados para as festividades do dia do município de São Filipe.

Pela primeira vez, os irmãos Calema vão actuar na ilha do Fogo, constituem a “grande novidade” das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, cujas actividades iniciam a 21 de Abril e termina no dia 01 de Maio, tendo como palco principal a Praça de Presídio.

Além desses artistas e agrupamentos musicais, do programa inicial, sujeito a “possíveis alterações”, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Caetano Rodrigues, constam ainda nomes como “May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado, Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea, Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji, Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda e 7sois 7luas da ilha Brava.

O programa começou no 21 de Abril com festival de estrela, seguindo nos dias 23 e 24 com a realização de finais de jogos de mesa e dos torneios de voleibol/andebol.
No dia 25 de Abril, o programa prosseguiu com o início do torneio de futebol feminino, prova de ciclismo no percurso Campanas de Baixo/cidade São Filipe (Aguadinha), atletismo na modalidade de 10 mil metros, torneio dos veteranos e a realização do concurso de beleza, miss São Filipe 2018.

Na quinta-feira, 26, destacou-se a regata (corrida de botes entre Vale dos Cavaleiros e Fonte Bila), fórum de segurança rodoviária, encontro com operadores económicos, prova de hipismo para cavalos de terra e a fase final do torneio de veteranos em futebol.

Esta sexta-feira,27 Abril, iniciou as actividades ligadas ao ritual da bandeira, nomeadamente o pilão para a preparação do milho para o popular almoço de cavaleiros e convidados no dia 1º de Maio. Estava ainda programada a realização da feira de saúde e abertura da feira de artesanato, prova de hipismo, noite de humor e o primeiro dia de baile no Presídio com actuação de artistas e grupos como May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado e Ferro e Gaita.

Já neste Sábado, 28, arranca o tradicional torneio de futebol entre as equipas da Académica e Botafogo, segundo e terceiro classificados do campeonato regional do Fogo, selecção dos Mosteiros e o segundo classificado do campeonato regional da Brava. Haverá ainda um baile com Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea e Tabanka Jazz. Para o dia 29, estão previstos, além de final do hipismo, um desfile de moto - acto de responsabilidade social na pediatria do hospital e baile com Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji e Djodje.

Procissão e apanha da bandeira

Mas a animação cultural não fica por aí. No dia 30 de Abril, que normalmente se regista maior movimentação de pessoas, o destaque vai para a grande finalíssima do torneio de futebol e baile com Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Elida Almeida e Calema.

O Nhô Sanfilipe culmina no dia primeiro de Maio com várias manifestações culturais. Além das actividades religiosas (missa e procissão), almoço dos cavaleiros e convidados, cavalhadas e passagem da bandeira ao festeiro do próximo ano, constam ainda do programa baile no Presídio com 7sois 7luas da ilha Brava, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda. A festa de S.Filipe do Fogo vai ser encerrada, com chave de ouro, através da actuação do artista Beto Dias, na Praça do Presídio.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project