CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Nicolau: Cidadãos convocam marcha de protestos contra isolamento, rutura de açúcar e falta de oportunidade para jovens 05 Junho 2019

A população de S.Nicolau vai sair, pelas ruas da cidade da Ribeira Brava, este sábado,15, em protestos à deficiente ligação marítima e área da ilha com o resto de Cabo Verde e o mundo. Vai ainda manifestar-se contra os custos elevados de passagens de avião, gente que migra por falta de trabalho e ruptura de artigos alimentares, com destaque para o açúcar que está a tornar-se uma raridade na ilha desde final de março. Uma situação que, segundo os críticos, está a marginalizar a ilha do Chiquinho do todo nacional, prejudicando fortemente o seu desenvolvimento.

São Nicolau: Cidadãos convocam marcha de protestos contra isolamento, rutura de açúcar e falta de oportunidade para jovens

A marcha é promovida por um grupo cívico com pessoas de todos os quadrantes políticos, que já tem uma página no facebook:https://web.facebook.com/São-Nicolau-é-Cabo-Verde-462831767826202/ Um sítio onde se pode encontrar mais informações sobre essa iniciativa da sociedade civil.

Conforme a organização, a manifestação, no próximo sábado, deve começar, às 12 horas, a partir do Terreiro da Ribeira Brava, em direção ao aeródromo da Preguiça, onde, por volta das 15 horas, acontecerá uma concentração dos populares, que devem ouvir uma mensagem dos promotores do protesto.

Alguns dos envolvidos apela à participação ativa de todos os residentes, já que, segundo avisam, o que está em causa é a ilha de São Nicolau. « A marcha é a favor a São Nicolau. Isto porque a ilha é também Cabo Verde. A actual situação dos transportes - deficientes ligações marítimas e áreas - está prejudicando e marginalizando a ilha de São Nicolau. Não podemos continuar com esta situação. Não podemos assistir tudo isso e fazer de conta que não é nada connosco», apelou os interlocutores referidos.

Ruptura de açúcar e custos de passagens elevados

Para as mesmas fontes, o protesto é ainda contra à grave situação de rutura de açúcar na ilha.« São Nicolau está com ruptura de açúcar desde final de Março. S.Vicente que normalmente abastece a ilha não o faz neste momento por estar com stock limitado. Além do impato negativo na dieta alimentar das famílias, as pessoas que vivem do fabrico de doces e pasteis estão com a produção paralisada e sem rendimentos. Como consequência, há açambarcamento e especulação nos preços: um saco de açúcar que ficava à volta de 2.100$00, custa agora 3.080$00».

Uma outra situação grave referida pela fonte do Asemanaonline na Ribeira Brava tem a ver com os preços elevados nas passagens áreas de e para a São Nicolau, em que a três ligações semanais são feitas via a Praia e S.Vicente.« A viagem de Sal, via a Praia e S.Vicente, com destino a São Nicolau, ficam entre 31 e 37 contos. Já o bilhete de passagem à ilha, via São Vicente, ronda os 27 contos. Estes custos são elevados», alertam.

Para agravar ainda mais a situação, informantes deste diário revelam que só esta sexta-feira foi retomada a ligação marítima regular com a ilha, isto depois de se ficar duas semanas sem nenhuma embarcação na rota de São Nicolau. « Dias antes, o navio Ribeira de Paul viveu momentos difíceis com passageiros a bardo. Ficou entre 5 horas e 15 horas em deriva ao mar alto, sem obter qualquer socorro por parte das autoridades portuárias. Agora a embarcação está em reparação nos Estaleiros da Cabnave em S.Vicente, agravando ainda mais a ligação de São Nicolau com o resto do país».

Diante dessas situações todas, o movimento cívico referido apela a todos a saírem à rua na marcha deste Sábado na cidade da Ribeira Brava, pedindo um basta a este estado de coisas em São Nicolau. « Manifestar o nosso descontentamento não é mais do que um acto de cidadania na defesa da ilha de São Nicolau. Vamos sair à rua, gritar em voz alta e pedir ao Governo local e da República soluções para os problemas referidos», apelam os promotores da marcha deste sábado,15, na ilha do Chiquinho.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project