NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

SIC "trata-nos como máquinas": Rogério Samora antes de síncope que o pôs em coma há 24 dias 14 Agosto 2021

O ator Rogério Samora está há mais de três semanas em coma, desde que desmaiou durante a gravação da mais recente telenovela da SIC Portugal. Segundo a imprensa portuguesa, o ator "caiu de repente quando gravava. Os médicos foram prontamente chamados mas ainda assim demorou 15 minutos a ser reanimado". Tempo demais sem oxigénio no cérebro que causou "danos neurológicos gravíssimos" a Rogério que "pode não voltar a andar nem falar ou ter memória".

SIC

Os sucessivos boletins clínicos do Hospital Amadora-Sintra, onde Rogério Samora está internado desde 20-7, explicam que a morte cerebral "não foi declarada porque o Rogério não está dentro dos parâmetros" que classificam essa situação irreversível.

Entretanto, a polémica está a instalar-se. Um neurocirurgião, Bruno Lourenço Costa, em declarações à revista TV Guia hoje, refere que são tratamentos intensivos "essencialmente de medicamentos para proteção do sistema nervoso".

Segundo o especialista, os "tratamentos-agressivos" têm "efeitos negativos". "São medidas extremamente agressivas. São benéficas a curto prazo, mas a longo prazo também são associadas a muitas complicações".

"É preciso atingir um equilíbrio entre maximizar o feito [sic!] benéfico e minimizar os efeitos negativos deste tipo de tratamentos intensivos, que é o que está a ser feito", explica o médico que refere também que, "se estão a fazer tratamentos que são extremamente exigentes é porque acreditam que vale a pena e a situação de morte cerebral não se identificou" (www.tvguia.pt/rogerio-samora-medico-fala-em-tratamentos-extremamente-exigentes-para-protecao-do-sistema-nervoso).

Ator queixou-se: "Tratam-nos como máquinas"


Ainda não há um ano, o ator em entrevista queixou-se do ritmo frenético da gravação, embora atribuindo-o também à pressão da epidemia de Covid-19.

"Deixamos de ser humanos e passamos a ser máquinas. Senti-me como um cavalo a ser chicoteado para chegar à meta", como se lê na TV Guia, de 29 de agosto de 2020).


Visita de destaque

É a mesma revista dedicada à televisão, TV Guia, que destaca esta sexta-feira, a visita que a jornalista Conceição Queiroz fez ao ator internado na UCI-Unidade de Cuidados Intensivos há 24 dias.

A visita aconteceu e a sua divulgação fez-se por entre outra revelação indiscreta, que tem no centro "um familiar" de Rogério: a do "romance tórrido de quase um ano entre a jornalista da TVI e o ator que em 2011 rompeu o seu contrato com a mesma emissora televisiva. Um segredo quiçá com mais de dez anos? Isso não é esclarecido, nem tão-pouco o porquê de o segredo ser agora revelado.

Fontes: SIC/TVI/... Foto (TV7 Dias): Rogério Samora (n. Amadora, 28.10.1959) e Conceição Queiroz (n. Moçambique, ..1973/4 ) na "Gala Fazer a Diferença", que decorreu em agosto de 2018 no Casino Estoril. Juntos "para distinguir atletas de alta competição que se destacam pela sua veia solidária para lá do desporto". Três anos depois, agora com o Rogério Samora em coma, "um familiar" dele revelou à ’TV7 Dias’ "o romance secreto" entre o ator e a jornalista, em cujo currículo online consta ter sido "diretora de informação na televisão cabo-verdiana".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project