DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’Sã e salva’ Peng Shuai aparece ’risonha’ em videocall com presidente do COI 23 Novembro 2021

Passadas três semanas de movimentação global —para saber o seu paradeiro, para pedir investigação às alegações contra o alto dirigente Zhang, ex-vice de Xi de 2013 a 2018 —, a tenista mais famosa da China apareceu domingo 21, para garantir que está ’sã e salva’. A conversa decisiva aconteceu com o presidente do COI-Comité Olímpico Internacional.

’Sã e salva’ Peng Shuai aparece ’risonha’ em videocall com presidente do COI

A divulgação da conversa domingo entre a tenista e o presidente do COI fez-se no mesmo dia, após a publicação no ’Global Times’ do vídeo da tenista Peng Shuai a assistir à "cerimónia de abertura da última etapa dum torneio juvenil de ténis" em Pequim/Beijing.

O Comité Olímpico Internacional tinha permanecido em silêncio durante todo este tempo sobre as graves alegações da tenista que disputou as Olimpíadas de 2008, 2012 e 2016. Um silêncio comprometedor que se atribuiu ao facto de o COI e a China estarem a coorganizar os Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam no próximo ano, em Pequim.

A acusação de Peng contra Zhang é a primeira contra um alto quadro do regime desde que o movimento #MeToo chegou em 2018 à China, onde foi de imediato reprimido pelas autoridades.

Fontes: Twitter/SCMP/Japan Times/AP/AFP. Relacionado: ’Onde está Peng Shuai?’ — Naomi Osaka e outros atletas exigem investigação, 18.nov.021; ’Onde está Peng Shuai?’ — Email de resposta faz crescer receios ao 18º dia, 19.nov.021; 20º dia de ’Onde está Peng Shuai?’ — "Vídeos e fotos da imprensa oficial chinesa são insuficientes para determinar estado da tenista", diz WTA, 21.nov.021.

.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project