INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Saara Ocidental: Líder da Frente Polisário Brahim Ghali a recuperar e fora de perigo 24 Maio 2021

O líder dos separatistas da Frente Polisário, Brahim Ghali, hospitalizado em Espanha com covid-19, está "a recuperar" e "longe de qualquer perigo", disse hoje à France-Presse um alto funcionário saharaui.

Saara Ocidental: Líder da Frente Polisário Brahim Ghali a recuperar e fora de perigo

"Os médicos confirmam que ele já ultrapassou a condição crítica e que está longe de qualquer perigo", disse, segund a Lusa, o alto funcionário, que pediu anonimato, acrescentando que Brahim Ghali "está a recuperar bem e a sua condição está a evoluir positivamente".

O internamento, em abril, num hospital em Logroño (norte de Espanha) do presidente da autoproclamada República Árabe Sahrawi Democrática (RASD) causou uma crise diplomática entre Marrocos e Espanha, seguida esta semana de uma crise migratória com um fluxo sem precedentes de milhares de migrantes marroquinos no enclave espanhol de Ceuta.

Marrocos, em conflito com a Frente Polisario na ex-colónia espanhola do Saara Ocidental há várias décadas, pediu uma investigação "transparente" sobre a entrada "fraudulenta" de Ghali na Espanha.

Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol disseram à Europa Press, na sexta-feira, que Ghali não chegou a Espanha com um passaporte falso e afirmou que viajou com o seu passaporte que cumpre "os requisitos comuns".

Segundo a mesma fonte, Brahim Ghali, 75 anos, foi eleito em 09 de julho de 2016 à frente da RASD e da Polisário, que luta pela independência daquele vasto território desértico.

Os separatistas saharauis reiniciaram o conflito em novembro passado, em resposta a uma operação militar marroquina numa zona no extremo sul do território.

O Saara Ocidental é considerado um "território não autónomo" pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Polisário pede um referendo de autodeterminação planeado pela ONU, enquanto Marrocos, que controla mais de dois terços do território, propõe um plano de autonomia sob sua soberania, conclui a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project