Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Candidatos apresentam estratégias de combate a Covid-19 e da diversificação da economia 06 Abril 2021

O aumento “notável” de casos de Covid-19 na ilha do Sal é algo considerado “preocupante” para os salenses, principalmente numa época que já se sente a retoma parcial do turismo na ilha. Atualmente a maior ilha turística contabiliza 228 casos ativos de Covid-19. Por isso, o Asemanaonline, com o intuito de levar a informação às pessoas sobre as propostas dos candidatos e as estratégias de combate a Covid-19, ouviu os três concorrentes às eleições legislativas de 18 de abril pelo círculo eleitoral do Sal ( UCID, PAICV e MPD) às suas medidas de soluções neste sentido e como diversificar o tecido económico para que a ilha não continue a depender exlcusivamente do turismo. Como medidas alternatvas possíveis, propõem mais investimentos nas áreasa de pesca, agricultura, indústria e energia renovável.

Sal: Candidatos apresentam estratégias  de combate a Covid-19 e da diversificação da economia

PAICV promete vacinar pelo menos 70% da população e diversificar a economia

Em entrevista exclusiva ao Asemanaonline, o candidato do PAICV pelo Círculo eleitoral do Sal assegura que combater a Covid-19 é uma das "prioridades" da sua lista, caso vença as eleições legislativas de 18 de abril. Démis Lobo Almeida assegura que uma das propostas do seu partido é vacinar pelo menos 70% da população até o final de outubro.

“A questão da Covid-19 para nós é uma questão de prioridade, considerando que o combate à doença é um fator essencial para a retoma do turismo, para a recuperação da situação do desemprego e para a ilha do Sal em particular. O PAICV propõe na sua plataforma concluir de imediato a vacinação de todos os profissionais que estão na linha da frente no combate à doença, desde o pessoal da saúde, da proteção civil, da Polícia Nacional, das Forças Armadas e de todos os profissionais da indústria turística. Ou seja, até o mês de outubro deste ano, pretendemos concluir a vacinação de pelo menos 70% da população, isto como forma a permitir que o país transforme num destino turístico considerado seguro, para que possamos salvar a época alta que é a partir do mês de outubro de 2021”, revelou.

Démis Lobo defende ainda que para se resolver os problemas da ilha do Sal, e desenvolver "mais’ a economia para que não dependa somente do turismo, é preciso investir em sectores estratégicos, como a pesca e a agricultura.

"Nós devemos continuar a investir no turismo e aproveitar as potencialidades turísticas que existem no país. Porém, defendemos que tem que haver uma diversificação económica, e a pandemia veio para mostrar que nós não devemos concentrar toda a atividade económica num único sector. Defendemos uma aposta fortíssima no sector das pescas, fazendo a transição para a pesca e um investimento fortíssimo na agricultura e sua modernização. A agricultura deve estar voltada para o abastecimento da indústria turística, do abastecimento do mercado local, e do país”, reiterou o candiato tambarina.

UCID defende mais investimentos nos sectores da agricultura e pesca

Já Aldirley Gomes, cabeça de lista da UCID pelo círculo eleitoral do Sal, que também foi questionado sobre as propostas da sua lista para combater a covid-19 no país, defende que esta será um assunto que será discutido com a proteção civil e as autoridades competentes, uma vez que este assunto não é da responsabilidade inteiramente do Governo.

“Será preciso que todos os procedimentos de combate e prevenção da doença sejam descentralizados. Cada município deve liderar os processos localmente, adaptando-se às condições diferenciadas cada um. Temos de construir consensos e organizar soluções consertadas com a sociedade civil e os operadores económicos de modo a reduzir para zero os níveis de contágio e propagação do vírus. Trazer a sociedade civil para o centro das decisões, esta é uma responsabilidade conjunta e as soluções terão que ser definidas em conjunto e não por decreto, colocando o governo e os cidadãos de costas voltadas, apontando as culpas, com cada um na sua direção”, apontou.

O lider da lista da UCID por Sal acredita que investir no turismo interno poderia ser uma solução. “Naturalmente criar condições que possam estimular o turismo interno que forçosamente garantirá a diversificação da oferta dos vários destinos que temos em Cabo Verde, rever o quadro tributário, garantindo benefícios fiscais para estimular o investimento diferenciado para o sector”, reiterou.

Questionado sobre que sector poderia se investir na ilha do Sal para que a economia não dependa somente do turismo, Aldirley Gomes responde que é preciso melhorar o desempenho da economia na ilha, investindo “mais no sector da pesca e da agricultura”.

"Hoje estamos na era da informação, sabemos que as próprias plantas não precisam de solo para dar frutos. Isto deveria ser libertador. A agricultura moderna nos dá a possibilidade de produzir virtualmente em qualquer lugar e durante o ano inteiro. Apostar na agricultura, apostar nas pescas, somos 99% mar, na pequena indústria e na microgeração de energia renovável. Para além de nos garantir um mercado que não depende de fatores externos como é o caso do turismo, oferece a capacidade de fornecer o próprio mercado turístico. A nossa Plataforma recomenda a revisão dos planos e projetos de desenvolvimento sustentável que possam viabilizar economicamente o sector da agricultura e das pescas", enfatizou.

Campanha e MPD incontactável

Quanto à lista do MPD, este jornal não conseguiu chegar à fala com a cabeça -de-lista, Janine Lélis, para saber as propostas do seu partido relativamente a esta questão. Entretanto, prometemos trazer nas próximas edioes deste diário de campanha eleitoral mais informações sobre esta candidatura.

Relativamente à campanha eleitoral si, esta terça-feira, 06, a comitiva dos tambarinas esteve em contactos porta-a-porta com o eleitorado da zona de Hortelã, enquanto que a UCID esteve em Santa Maria, também em atividades porta-a-porta, apresentado as suas propostas e auscultando a população. LC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project