Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Candidatos apresentam propostas para os sectores da pesca, saúde e habitação 05 Abril 2021

Neste quarto dia de campanha eleitoral, os candidatos às eleições legislativas de 18 de abril pelo círculo eleitoral do Sal estiveram nas localidades de Santa Maria, Palmeira e Alto de Santa Cruz, para auscultar as aflições da população e apresentar as propostas para a ilha mais turística de Cabo Verde. Segundo os partidos concorrentes ( PAICV, UCID e MPD) o deficit habitacional e a questão da saúde são problemas que merecem uma atenção especial do Governo. Ambos prometem investir nestes setores, caso vençam as eleições gerais deste mês.

Sal: Candidatos apresentam propostas para os sectores da pesca,  saúde e habitação

PAICV promete alavancar o turismo e diminuir a taxa moderada do hospital

A candidatura do PAICV pelo Círculo eleitoral do Sal, liderado por Démis Lobo, escolheu, este domingo de páscoa, 04, a cidade de Santa Maria para auscultar a população e apresentar as propostas para a comunidade. A comitiva dos tambarinas esteve de manhã em Santa Maria em atividades porta-a-porta, e à noite num comício com o presidente do PAICV, Janira Hoffer Almada, na mesma localidade para a apresentação publica dos canidatos a deputados.

A lista do PAICV promete, caso vença as eleições do dia 18 de abril, investir no sector da saúde, dos transportes e resolver o problema do défice habitacional na ilha do Sal. Para o mandatário do PAICV, Adiel Monteiro, em conversa com o Asemanaonline, é preciso fazer mais para alavancar o turismo na ilha, já que esta depende deste sector. “Nós queremos alavancar o turismo no país para que possamos voltar ao que éramos antes, em 2016. Muitas pessoas vêm das outras ilhas para o Sal à procura de um trabalho e de uma vida melhor. Por isso, nós queremos criar condições para que essas pessoas consigam se instalar no local. Queremos criar condições para que os micro-empresários não dependem somente do turismo e alavancar os seus negócios", reiterou.

Adiel Monteiro assegura ainda que o partido da estrela negra pretende ainda, caso vença as eleições, resolver o problema do deficit habitacional na ilha do Sal. “Nós pretendemos tomar as Casas para Todos e passá-las para a população. Se no caso tiverem degradados vamos reformar as casas e depois entregá-las à população", revelou.

Sob lema “Cabo Verde para Todos”, o PAICV promete ainda diminuir a taxa moderadora do hospital do Sal para 100$00.

UCID quer investir em novas tecnologias de construção para resolver o problema habitacional

Já a comitiva da UCID, liderado por Aldirley Gomes, esteve, este domingo, de manhã, na zona de Alto de Santa Cruz para auscultar e levar a mensagem de confiança e esperança à população.

Sob o lema "Basta dos mesmos! Somos opção", a lista da UCID também promete, através da sua página oficial no facebook, caso vença as eleições, introduzir novas tecnologias de construção, diminuindo o custo e o tempo de construção, estabelecer cooperação com os municípios para que possam disponibilizar Habitação para as famílias mais vulneráveis e em situação de risco; redefinir o papel da IFH que hoje funciona apenas como imobiliária; implementar Politicas de obtenção de casa própria adaptadas às condições reais de cada Familia; negociar com o Banco de Cabo Verde, enquanto entidade reguladora, condições de crédito mais acessíveis para a construção ou aquisição de habitação própria.

Por outro lado, Aldirley Gomes, cabeça-de-lista da UCID pelo Círculo eleitoral do Sal, defende que é preciso investir em outros sectores que não seja somente o turismo para alavancar a economia da ilha do Sal e do país. "Não podemos continuar inteiramente dependentes apenas do turismo. Precisamos estimular outros sectores económicos, nomeadamente a pesca, a agricultura moderna e a pequena indústria. Para garantir um mercado importante que não dependerá de fatores externos como é o caso do turismo, criamos condições internos para o abastecimento do próprio Mercado Turístico. Isso garante maior Justiça Social, qualifica os nossos cidadãos, e abre oportunidades para todos”, salientou

MpD promete construir um centro de saúde na Palmeira

Já a comitiva dos ventoinhas no Sal, liderada por Janine Lelis, esteve este domingo num encontro com os pescadores da localidade da Palmeira, e em atividades porta-a-porta, com os moradores da mesma região.

Com o lema "Cabo Verde no caminho seguro", a cabeça-de-lista do MPD pelo círculo eleitoral do Sal aponta que têm estado a passar uma mensagem “de confiança ao partido” que Governou por quatro anos o país. “Falamos sobre os nossos compromissos de 2016, demonstrando tudo aquilo que nós fizemos na ilha do Sal. Nós construímos o centro de saúde de Santa Maria e com uma forte parceria com a Câmara Municipal do Sal, requalificamos as estradas nas zonas de Chã de Matias, de Holandinha e de vários Bairros do Sal, bem como a realização da rua pedonal. Reforçamos a capacidade dos serviços médicos da ilha com equipamentos e resolvemos o problema de água canalizada em várias zonas”, revelou.

Para a localidade da Palmeira, a lista promete, caso vença as eleições de 18 de abril, construir uma nova escola, concluir a segunda fase de reconstrução do porto da Palmeira, fazer a manutenção da estrada que liga Espargos-Palmeira, construir de raiz de um Centro de Saúde, bem como reforçar a competência, com formações e a segurança dos pescadores.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

LC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project