Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Candidatos prometem hospital regional e novos centros de saúde na ilha 14 Abril 2021

As representações do PAICV, da UCID e do MpD garantem priorização do setor da saúde, convergindo nas suas propostas de dotar o hospital da ilha de condições humanas e materiais de um hospital regional, para além da edificação de mais dois centros de saúde nas comunidades de Santa Maria e Palmeira, com a edificação de um posto de saúde na localidade de Pedra de Lume.

Sal: Candidatos prometem hospital regional e novos centros de saúde na ilha

O cabeça-de-lista do PAICV pelo círculo eleitoral do Sal, anuncia que o seu partido estabelece como uma das prioridades melhorar a qualidade da saúde na ilha. Para tal, Démis Almeida defende ser preciso dotar o hospital regional Ramiro Figueira de competências técnicas e materiais que possam “reduzir a necessidade de evacuações entre-ilhas". E, acrescenta, "queremos aumentar e qualificar os profissionais de saúde no Sal".

A ideia, aponta, é Transformar o hospital do Sal num verdadeiro hospital Regional, com urgência pediátrica 24h, com especialistas e equipamentos necessários, e otimizar a telemedicina.

Outrossim, em visita à Palmeira, Almeida sublinhou o compromisso de um eventual governo do PAICV na construção de dois centros de saúde, sendo um naquela comunidade portuária e outro no bairro da preguiça, na cidade dos Espargos.

Outra proposta é de melhorar as condições e serviços do centro de saúde de Santa Maria, tornando-o plenamente “útil e funcional”, com médicos, especialistas que garantam a sua autonomia.

No que tange ao combate à pandemia do COVID-19, o objetivo, defende Démis Almeida, é vacinar pelo menos 70% da população até outubro deste ano.

A afinar pelo mesmo diapasão, o cabeça de lista da UCID pelo círculo eleitoral do Sal, Aldirley Gomes, reitera também a necessidade de se criar condições, tanto na vertentes técnica e humana, "com investimentos em médicos e enfermeiros", quanto infraestruturais, para que o hospital regional da ilha consiga responder às demandas da população.

"Já há muitos anos que os salenses esperam que haja um hospital regional de qualidade que consiga dar atenção e consiga responder à demanda da ilha do Sal, enquanto principal destino turístico de Cabo Verde. O Sal tem que ter um hospital que consiga transmitir confiança aos operadores turísticos e aos turistas que escolhem a ilha para visitar", salientou Gomes

A atual pandemia do COVID-19, e que afeta, sobretudo a economia local, para além dos impactos na saúde, é também grande preeocupação dos democratas cristãos que reinvindicam, um "djunta mon" da sociedade salense para respostas mais efetivas.

“Temos que estabelecer um consenso, criar e negociar com a sociedade civil, os operadores económicos, instituições públicas e privadas para debelar este surto. Se nós pretendemos retomar a economia nós temos que tomar medidas definitivas para terminar com a propagação da COVID-19”, expressou.

A UCID, que esteve em contatos porta-a-porta com o eleitorado em Bairro de Fátima, Palmeira e Palha Verde, pretende, caso o partido saia vitorioso nas eleições,

MPD incontactável

Quanto ao Movimento para a Democracia, até o momento do fecho desta peça, não foi possível descortinar, sequer, a agenda daquele partido para esta quarta-feira.

Entretanto, o jornal está em condições de avançar que a lista dos ventoinhas propõe, caso o partido vença as eleições de 18 de Abril, construir um centro de saúde na zona da Palmeira e continuar a fazer um reforço dos especialistas na ilha do Sal para poder diminuir a necessidade de evacuação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project