CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Cruz Vermelha impulsiona campanha para auxiliar migrantes que deram à costa numa piroga 20 Novembro 2020

A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), na ilha do Sal, impulsiona campanha de angariação de géneros alimentícios, vestuários e calçado para auxiliar os migrantes procedentes de Senegal, que no domingo deram à costa numa piroga na zona de Pedra de Lume.

Sal: Cruz Vermelha impulsiona campanha para auxiliar migrantes que deram à costa numa piroga

Considerando as necessidades advenientes desta situação de naufrágio dos 66 migrantes da embarcação, a presidente da Cruz Vermelha local, Ivanilda Rodrigues, conta que desde a primeira hora, lançou o repto à sociedade civil, empresas e instituições, no sentido de contribuírem com géneros alimentícios vestuários e calçados para auxiliar estas pessoas.

“Sabemos que a demanda é enorme, agradecemos todos quantos têm ajudado e vão ajudar na beneficência, permitindo refeição quente, pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar a essa gente, só possível com a solidariedade das pessoas, já que ultrapassam a alçada e capacidade da Cruz Vermelha e Protecção Civil”, manifestou, citado pela Inforpress.

Os migrantes, que inicialmente, estavam alojados em tendas nas imediações do Polidesportivo, nos Espargos, foram transferidos para o Estádio Djidjuca, em Santa Maria, já que ali há melhores condições de acolhimento. “Calcula-se que se trata de mais uma aventura frustrada de cidadãos da costa ocidental africana para tentar chegar à Europa”.

Neste caso concreto, o grupo de 66 indivíduos, tendo um falecido no dia seguinte no Hospital Ramiro Figueira, dado ao seu estado debilitado, tinha Espanha por destino, e terá partido de Mbour (Senegal), entretanto, vieram parar ao Sal devido a avaria no motor da embarcação, e a correnteza desviado a sua rota, segundo informações das autoridades locais.

Tendo em conta o contexto de pandemia, todos os ocupantes da embarcação foram submetidos a testes rápidos da covid-19. “Piroga, ou também chamada canoa, é um tipo de embarcação característica da África, da Oceania e da América indígena.
Este tipo de embarcação, comprida e estreita, feita de um só tronco de árvore cavado, era muito utilizado também por nativos polinésios”, escreve a Infopress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project