DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Ensino do xadrez chega às escolas como disciplina curricular 03 Mar�o 2021

A Escola Básica e Secundária Olavo Moniz no Sal, tornasse a primeira escola em Cabo Verde a introduzir o xadrez como uma disciplina curricular. Com o apoio da Associação de Xadrez do Sal, este projeto já conta com a participação de mais de 700 alunos. O objetivo é promover a modalidade como uma ferramenta educativa para reforçar e melhorar a memória dos alunos

Sal: Ensino do xadrez chega às escolas como disciplina curricular

Com mais de 700 alunos inscritos, as aulas serão direcionadas aos do quinto e do sexto ano que optaram por aprender xadrez em vez da disciplina de educação física.

O presidente da Associação de Xadrez do Sal, Sidney Spinola, considera que este é um projeto muito importante. "É mais do que ganhar um título nacional. Estamos a pedir, já muito tempo, que o ensino do xadrez fosse levado às escolas por isso acredito que esta é uma grande vitória", expressou.

O xadrez possui seis tipos de peças: Peão, Torre, Cavalo, Bispo, Rainha e Rei e durante as aulas será ensinado aos alunos como cada peça se move. O objetivo é promover a modalidade como ferramenta educativa, para melhorar e reforçar a memória dos alunos.

No primeiro trimestre a disciplina terá uma avaliação prática.

A prática do xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico uma vez que desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões que ajuda os alunos com outras disciplinas.

LC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project