A iniciativa acontece no âmbito das actividades de Junho, tido como mês da criança, e nesta parte, para assinalar 04 de Junho, Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão e Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores.
A abertura do evento, que tem como propósito partilhar informações e reflexões sobre a problemática, será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pelas 09:30, no salão de Conferência do Hotel Meliá Dunas, em Santa Maria, que acolhe a Gala CVMA 23, cuja organização se associa também à causa.
“A problemática da violência sexual de Crianças e Adolescentes em Cabo Verde: desafios e respostas”, “O Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (PANPCVSCCA) 2022-2024”, são, de entre outras, algumas matérias em reflexão.
A presidente do ICCA, Maria do Livramento Medina, explicou em declarações à Inforpress que a instituição quis envolver os operadores turísticos nesta actividade por entender que devem engajar nesta luta que é de todos, conhecer as suas percepções e preocupações nesta matéria e que acções podem ser desenvolvidas em conjunto para combater a problemática.
“Achamos que o momento é oportuno, de chamar os operadores turísticos. Vamos fazer a apresentação do plano de prevenção e combate ao abuso sexual que está sendo implementado desde Junho de 2022, bem como falar da situação do abuso sexual a nível nacional”, referiu.
“Queremos engajar todos nessa causa para que tenhamos zero violência sexual de crianças e adolescentes em Cabo Verde”, enfatizou.
Segundo a responsável, o engajamento é importante porque o plano, conforme sublinhou, é de todo Cabo Verde, todas as instituições que, de uma forma ou de outra, têm a ver com a protecção da criança.
E sendo o Sal uma ilha turística, o propósito é prevenir o abuso sexual em viagens de turismo, embora, conforme assegurou, não se tenha registado nenhum caso relacionado com o assunto.
“Mas temos que nos prevenir, todos conheçam e se engajem na implementação do plano, para que tenhamos zero violência sexual de crianças e adolescentes em Cabo Verde”, reiterou, exortando as pessoas a denunciarem casos, porque omissão também é crime.
A efeméride alusiva ao dia da criança, proporcionará também um encontro com o primeiro-ministro com vista a promover o diálogo e a participação activa das crianças e dos adolescentes nas questões de prevenção e combate à violência sexual de crianças e adolescentes em Cabo Verde.
A conversa está programada para sábado à tarde no Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM), em Santa Maria.
A Semana com Inforpress