Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Kasa d´Arte acolhe exposição artística dos alunos do colégio letrinhas 28 Junho 2021

A Kasa d´Arte, em Santa Maria, acolhe uma exposição de expressão artística dos alunos do colégio letrinhas, bem como apresentação da obra ´Reconto – A tartaruguinha.

Sal: Kasa d´Arte acolhe exposição artística dos alunos do colégio letrinhas

Segundo a Diretora do Colégio Letrinhas, Sílvia Sousa, este é um projeto que tem como objetivo levar aos museus uma amostra dos trabalhados realizados pelos alunos da instituição e também dinamizar o processo educativo.

“O Colégio quis com esta exposição levar ao conhecimento do público mais jovem e também dos professores e famílias uma amostra da nossa filosofia de ensino - mais do que uma exposição, trata-se da expressão do nosso projeto educativo, que valoriza a Educação pela Arte, entendendo-a como um conceito incluso dum processo educativo que defende uma nova abordagem, na transmissão do conhecimento, onde o indivíduo é tido como principal e mais importante elemento”, frisou a fonte.

Com o lema Valorização da educação pela arte, valorização das competências diversas, a exposição, segundo revelou a referida fonte, em conversa com o Asemanaonline, é uma seleção dos trabalhos que foram sendo desenvolvidos ao longo do ano letivo 2020/2021, com pintores nacionais e internacionais.

“Para uma instituição de ensino como o Colégio Letrinhas, que se quer uma escola fundamentalmente inclusiva, a arte é o ponto de partida, pois garante a motivação e constitui o caminho para chegar até às línguas, às ciências, à matemática… à literatura. A exposição reclama a atenção de todos(as) para a valorização da arte como forma de educar as nossas crianças desde a mais tenra idade para a criação, para a criatividade, a crítica, para a capacidade de se expressar, de projetor, de apresentar soluções”, enfatizou.

Nesta exposição, explicou, estão patentes ao público, cerca de 60 quadros, sendo o mais apreciado o que tem como base o pintor Rivera, desenvolvidos pelos alunos da Creche Infantil e Pré-escolar, os de Pablo Picasso, pelo 2º ciclo do Ensino Básico, e os de Miró, pelos alunos do 1º ciclo.

"Os de Rivera, porque, a partir da exploração da sua obra, foram escolhidas imagens de crianças e também de mulheres cabo-verdianas, as últimas atuando em atividades económicas locais (peixeiras, vendedeiras de linguiça, por exemplo), que, uma vez trabalhadas pelos(as) alunos(as), com recurso a técnicas que têm vista trabalhar a motricidade fina e fazer uso de materiais de desperdício diverso, deram uma vida especial às imagens, harmonizando-se com a vivência local", assegurou a fonte.

A exposição que iniciou desde o dia 22 de junho ficará patente ao público até esta terça-feira, 29, na Kasa d´Arte, de Santa Maria, ilha do Sal.

LC-Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project