POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Líder JPAI considera que a situação habitacional é dramática 25 Julho 2019

O Presidente da JPAI afirma que a organização que dirige entende que a situação habitacional na ilha do Sal é dramática. Um fato que, segundo ele, resulta da precariedade laboral existente na ilha, da ausência de políticas adequadas de ordenamento do território, de planeamento urbanístico, de acesso ao solo para construção e de políticas de habitação que respondam ao rápido crescimento turístico com impactos preocupantes na qualidade de vida das populações de menor rendimento.

Sal: Líder JPAI considera que a situação habitacional é dramática

Fidel Carlos de Pina fez essas declarações, ao fazer o balanço da sua visita de três dias a esta ilha oriental mais turística de Cabo Verde, com foco na carência de habitação para a juventude. «Os benefícios do turismo não chegam a essas camadas da população e muitos dos problemas criados por esse crescimento rápido do turismo não têm sido alvo de políticas públicas promovidas pelos poderes local e central capazes de os resolver ou mitigar. Lamentavelmente, hoje temos situações de por exemplo, 5 jovens ou mais a viverem no mesmo quarto em condições precárias e desumanas, condicionando de sobremaneira o seu futuro e também pondo em risco a segurança e proteção das crianças e dos adolescentes que muitas vezes têm de viver nessas condições precárias», salientou.

Para o líder da JPAI, com contratos precários, empregos sazonais e salários muito baixos no Sal, os jovens não conseguem aceder a uma habitação condigna, nem por arrendamento nas condições do mercado, nem por compra, mesmo com as alterações introduzidas à política de bonificação do crédito à habitação. «Também não há programas transparentes de facilitação de acesso a lotes de terrenos e apoio à auto-construção para as famílias mais pobres e recém-chegadas à ilha», conclui Fidel Cardoso de Pina.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project