Se nos anos anteriores o ponto alto das celebrações do Dia do Município no Sal foi, sem dúvida, o Festival da Praia de Santa Maria, este ano, apesar do rico cartaz, este evento disputa protagonismo com o espetáculo musical que se realizará na majestosa cratera vulcânica extinta que acolhe as Salinas de Pedra de Lume, que conta com um elenco de artistas de renome que promete agradar aos apreciadores da música tradicional e também aos adeptos dos ritmos mais modernos.
Mas a semana de comemorações do Dia do Município do Sal, assinalado a 15 de setembro, inclui muito mais atrações. O programa, que começa neste domingo, 11, com um Pôr-do-Sol de Boas Vindas, no Bikini Beach, em Santa Maria, propõe ainda uma roda de samba na tarde de segunda-feira, seguido de um Luau, com música ao vivo e animação com vários DJ. No dia seguinte realizar-se-á uma volta à ilha com almoço em Buracona e ainda um jantar com desfile de moda. Nessa mesma noite de terça-feira, ocorrerá ainda uma festa numa das mais antigas discotecas da cidade de Santa Maria, Calema, para quem ainda tiver energia para dançar.
Depois do espetáculo em Pedra de Lume, que se realizará na quarta-feira, 14, na quinta-feira há Noite de Branco, no Bikini Beach, antecedido de um jantar e jam session. Sexta e sábado, 16 e 17 de setembro, a festa continua no areal da praia de Santa Maria, com a 30ª edição do festival musical que leva o mesmo nome, após um interregno forçoso de dois anos devido às medidas sanitárias de combate à pandemia do Covid 19.
Para conseguir colocar de pé o cartaz desta semana de comemorações, disse ao A Semana o Presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde foi necessário mobilizar um investimento que ronda os dez mil contos. Um esforço financeiro apenas possível graças ao forte envolvimento do setor privado e à qualidade dos patrocinadores. “As empresas nacionais estão dispostas a ajudar desde que os projetos sejam credíveis”, garante.