ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Salinas: 150 mil contos para requalificar piscina natural e área envolvente 06 Dezembro 2022

O projeto de requalificação da Piscina Natural de Salinas e a sua área envolvente, incluindo a estrada de acesso e o emblemático cemitério de Marcela, representa um investimento na ordem dos 150 mil contos. O Governo da República cofinancia o projeto, através do Fundo do Turismo, com 70 mil contos, e a Câmara Municipal de São Filipe assume os restantes 80 mil contos.

Salinas: 150 mil contos para requalificar piscina natural e área envolvente

A requalificação da piscina natural de Salinas visa concluir o projeto “Ecoturismo na piscina natural de Salinas”, orçado em 476.666 Euros (52.400 contos cabo-verdianos) e que foi financiado em 75 por cento pela União Europeia. Iniciado em 2018, visa proporcionar maior segurança aos banhistas, bem como dotar aquele espaço natural com melhores condições de lazer e, por esta via, fomentar o turismo no concelho de São Filipe.

O projeto tem também por objetivo melhorar a estrada de acesso à estância balnear, requalificar a casa dos pescadores e o histórico cemitério de Marcela, atualmente em ruína, bem como formar nadadores salvadores e promover campanhas de proteção das tartarugas.

A requalificação desta zona turística prevê ainda a construção de um estacionamento especial, com zona de carga e descarga e de pessoas com mobilidade reduzida, que incluirá um total de cinco vagas, e ainda um estacionamento principal com um total de 32 vagas para viaturas ligeiras, duas para veículos utilitários, três para táxis e cinco para motos.

Quanto à casa dos pescadores e ao abrigo de botes, serão construídas mais três unidades. O projeto prevê ainda a recuperação e ampliação da praia de mar por meio da demolição das rochas, retirada de pedras e colocação de areia.

O projeto inclui ainda o desassoreamento e a limpeza da piscina natural sobre as rochas, a requalificação da esplanada do centro multiuso, a construção de um parque com espécies nativas e a criação de mais espaços de lazer para crianças (parque infantil). Abrange também a construção de uma guarita para zelador/guarda, um posto rural de combustíveis para as embarcações de pesca, um espaço coberto para a reparação de embarcações, um centro interpretativo e a sinalização local (zonas de camping, zona balnear, zonas de perigo e interdições).

A requalificação da referida zona turística do norte de São Filipe contempla, por outro lado, a ampliação do cemitério de Marcela e do parque de estacionamento nos arredores do cemitério, a asfaltagem da estrada de acesso à estância balnear de Salinas, além da criação de uma zona para festival.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project