INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Samoa ‘campeã’ em obesidade: ’Fast food’ americana elevou níveis de diabete 2 06 Abril 2019

Os samoanos estão no topo do ranking de diabéticos tipo 2. A doença afeta dois em cada três habitantes da paradisíaca ilha do Pacífico na área sob administração dos Estados Unidos.

Samoa ‘campeã’ em obesidade: ’Fast food’ americana elevou níveis de diabete 2

A obesidade, principal fator que desencadeia a diabete tipo 2, é uma epidemia na Samoa. Devida em grande parte à comida do tipo americano conhecida por ‘fast food’ que desde a ocupação americana da ilha após a segunda guerra tem vindo progressivamente a substituir os pratos tradicionais, segundo a OMS.

A tese da organização mundial de saúde é apoiada por estudos clínicos e sociológicos que mostram 80% da população obesa e diabética a não poder resistir à atratividade visual e palatal da ‘fast food’, embora saiba o significado de comer saudável e os riscos do contrário.

Mas as autoridades americanas apontam que a investigação da medicina molecular, realizada em universidades inglesas e americanas (consultáveis online na base Web MD), contradita em parte a OMS. Afirmam haver um gene de obesidade específico — uma variação do gene FTO — que explica a distribuição da obesidade genómica entre as populações do Pacífico.

Tais estudos realizados por organismos do governo americano ou por este subsididados, contudo, não explicam por que é que a população da Samoa americana tem uma prevalência de obesidade e de diabete tipo 2 superior à de outros povos do Pacífico.

O fenómeno, que não tem mais de cinquenta anos e tem vindo a piorar. Consultando
o website governamental das importações e exportações, o leitor pode tirar as suas próprias conclusões sobre o bem fundado do alerta da OMS.

É direta a relação entre a doença e a procura de alimentos processados, com origem na importação. É direta a relação de equilíbrio entre a importação e a exportação de produtos agrícolas como o taro, a banana, cacau, copra e em menor escala os ananases e a cana de açúcar. Trocam comida autêntica por dropes! Onde é que já vimos isso antes?

Pesados na balança indignam-se

A pré-seleção de lugar no voo da Hawaiian Airlines deixou de ser uma prerrogativa do passageiro e sim da companhia aérea, depois da indignação geral ante a tentativa de pesar os passageiros antes de lhes atribuir um assento na aeronave.

Essa medida de selecionar os passageiros para melhor distribuir o peso na aeronave alegadamente ditada por razões de segurança – uma palavra mágica para fazer engolir sapos – vigora desde há algum tempo no Aeroporto Internacional de Pago Pago, na Samoa Americana.

Fontes: Sites das instituições referidas/ https://www.news.com.au....{outrage-at-hawaiian-airlines-new-policy-for-obese-passengers/news-story . Foto: Imagens do paraíso — escondem população em risco devido à abrupta mudança no estilo de vida e alimentação induzida pela ’publicidade’.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project