ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina/188 anos: Jassira Monteiro promete “dias melhores” para município 25 Novembro 2022

A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, prometeu dias melhores para este município do interior de Santiago, que hoje completa 188 anos da sua criação.

Santa Catarina/188 anos: Jassira Monteiro promete “dias melhores” para município

“Eu prometi dias melhores [para Santa Catarina], e já começamos. Tivemos um fim-de-semana com actividades culturais de grande porte que trouxeram para Santa Catarina turistas e pessoas de outros municípios e, inclusive, de outras ilhas”, afirmou Jassira Monteiro, em entrevista à Inforpress, a única mulher presidente de câmara no País, considerando que o civismo reinou e a economia local teve ganhos.

Para sustentar a sua afirmação de que “dias melhores” já começaram, anunciou que além das obras de requalificação do Parque Infantil de Achada Riba, denominado Park Tchada Riba, num investimento de 16.000 contos, que “brevemente” vão ser inauguradas, as obras de requalificação do Park Poilão, em Boa Entrada e calcetamentos em algumas localidades desse concelho santiaguense.

A par das infra-estruturas, a autarca afirmou que continua a dirigir uma câmara municipal com um pendor social “muito forte”, que continua a apoiar as famílias, sobretudo as carenciadas, e a apostar na educação e na formação.

Durante a entrevista à Inforpress, Jassira Monteiro anunciou para o próximo ano a materialização de alguns projectos em parceria com o Governo.

De entre os projectos destaca-se o da entrada da cidade de Assomada, a requalificação urbana e ambiental de várias localidades, a reabilitação de infra-estruturas desportivas, com destaque para o polidesportivo de Nhagar, a construção da estrada Saltos/Pingo Chuva e a asfaltagem da estrada Volta Monte/Ribeira da Barca.

Por tudo isso, reiterou que “dias melhores” já arrancaram em Santa Catarina.

O município de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, o terceiro maior concelho de Cabo Verde, composto por 56 localidades, criado em 1834, comemora hoje os 188 anos da sua criação.

Com uma superfície de 243 quilómetros quadrados, é considerado um concelho rural, onde 86 por cento (%) da população vive em áreas rurais e essencialmente da agricultura de sequeiro, da criação de gado, da avicultura, da pesca e do comércio retalhista.

Ao longo da sua história, o concelho foi marcado pelas revoltas dos Engenhos de 1822, Fonteana em 1835, Ribeirão Manuel em 1910 e várias petições dirigidas ao Ministério do Ultramar por cidadãos de Santa Catarina nos anos de 1946, 1962 e 1970, para além da adesão de jovens e estudantes pela causa da independência de 1975 e pela democracia em 1991, que culminou com as primeiras eleições.

Para assinalar as festividades da santa padroeira, Santa Catarina, foi programado um leque de actividades culturais e desportivas que arrancaram desde Outubro.

As festividades terão o seu ponto alto hoje com procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com mesmo nome, em Cabeça Carreira.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project