SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina: Edson Gonçalves eleito novo coordenador da JPAI no concelho 13 Setembro 2022

Edson da Moura Gonçalves foi eleito este domingo novo coordenador da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) no concelho de Santa Catarina (ilha de Santiago), em lista única, sucedendo assim a José Hermínio Veiga.

Santa Catarina: Edson Gonçalves eleito novo coordenador da JPAI no concelho

O jovem licenciado em Ciências Políticas e Administração Pública, de 32 anos, foi eleito durante a assembleia electiva, que contou com a participação de militantes desta organização partidária, a partir dos 18 anos, que se encontram registados na base de dados desta organização partidária.

“Por querer um ‘JPAI forte e coeso em Santa Catarina’, urge o tempo de juntar e defender os interesses da juventude e se empenhar na construção de uma sociedade de liberdade, igualdade, democracia e desenvolvimento, com justiça social”, defendeu o novel coordenador, em declarações à Inforpress.

“O contexto da economia, social e da política actual, nos chama a atenção de fomentar um programa participativo, tendo em vista que querendo ou não isso vem afectando o crescimento da economia, directo ou indirectamente no dia-a-dia, no país e no mundo”, acrescentou Edson Gonçalves.

E ciente dessas diversidades que o país e o mundo atravessam, defendeu que é necessário que os jovens, em particular os santa-catarinenses de João Bernardo a Serra da Malagueta e de Achada Leite a Pau Verde tenham a consciência dos desafios mundiais como o “populismo” e a “recuperação dos princípios e valores de uma esquerda moderna” com uma visão do futuro.

Por tudo isso, afirmou ser “urgente” o PAICV (oposição) vencer as próximas eleições quer autárquicas quer legislativas, para retomar a sua política social.

É que, segundo ele, com o “falhanço” da política social os jovens estão a emigrar por falta de oportunidades e emprego no País.

Além de ajudar o partido a ser poder nos próximos embates eleitorais, sobretudo nas eleições autárquicas de 2024, o também educador de jovens definiu como meta organizar núcleos em todas as zonas deste município do interior de Santiago, criar um espaço de formação, partilha e troca de experiência partidária, e ser uma organização de referência nos combates aos diversos flagelos sociais e de renome na promoção do género.

Propôs ainda criar uma dinâmica de melhor compreender a base do passado, com base no legado e memória de Amílcar Cabral, e organizar ciclos de debates, palestras, conferências e formações destinados aos jovens da JPAI e aos que querem entrar nas fileiras do PAICV, que considerou “grande partido”.

Sobre a questão do género, Edson Gonçalves informou que a lista respeitou a questão da paridade, acrescentando que dos 16 membros, dez são mulheres e a maioria na direcção e em lugares de destaque na organização.

A “direcção renovada” do JPAI de Santa Catarina toma posse no dia 25 de Setembro do corrente ano, e dirigirá os destinos da organização nos próximos dois anos.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project