POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina: PAICV diz que Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa estão abandonadas pelas autoridades 21 Janeiro 2022

O PAICV (oposição) afirmou hoje que as localidades de Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa, em Santa Catarina, estão abandonadas pelas autoridades e pediram-nas que resolvam “com urgência” o problema de penúria de água.

Santa Catarina: PAICV diz que Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa estão abandonadas pelas autoridades

A constatação é do porta-voz dos deputados eleitos nas listas do PAICV, Armindo Freitas, que, segundo a Inforpress, falava, esta sexta-feira, à imprensa, após uma visita a estas três localidades do município de Santa Catarina, no interior de Santiago, para se inteirar da situação de penúria de água vivenciada pela população há três anos.

“As localidades de Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa estão particamente abandonadas [pelas autoridades], com falhas graves no abastecimento de água que têm condicionado todas as activiaddes económicas (…)”, lamentou, lembrando que as mesmas vivem da pecuária.

A falta de água, tanto para o consumo humano como para a criação de gado, segundo a mesma fonte, não as tem permitido criar os seus animais, que os ajuda a resolver os seus problemas, mormente na educação dos filhos, na construção de casas e no sustento da família.

Conforme a mesma fonte, esclareceu o problema de água nas três localidades não se deve ao abastecimento de água em si, até porque é o mesmo ponto de abastecimento que é de Achada Baixo que tem abastecido Chã de Tanque e arredores, deixando de fora as referidas comunidades.

Dos encontros com os populares das três comunidades, adiantou que os mesmos se dizem abandonadas pela autarquia local, pelo Governo e pela Empresa Pública Intermunicipal Águas de Santiago (AdS).

No entanto, Armindo Freitas assegurou que a população tem driblado o problema de água comprando por 1.500 escudos uma tonelada de água nos camiões autotanque, serviço que no seu entender e dos próprios populares podia ser prestado pela AdS.

Acrescentou que a população de Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa tem gastado os poucos recursos com a compra de água, um problema que se deve a má gestão.

“Por isso, apelamos a todas as sensibilidades partidárias e políticas e todos os que podem exercer a sua influência – câmara municipal de Santa Catrina, Governo, AdS e eleitos de outras forças políticas para juntarem as suas vozes à nossa para defendermos estas comunidades que estão a viver penúria de água, cuja população está desesperada e a pedir socorro (…)”, apelou o parlamentar do PAICV citado pela Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project