AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina/Santiago: Candidatos queimam últimos cartuchos 21 Outubro 2020

A faltar três dias para o encerramento oficial das eleições autárquicas, os candidatos ao Paços do Concelho de Santa Catarina de Santiago intensificam os contatos para fazer passar a sua mensagem, privilegiando as deslocações porta-a-porta.

Santa Catarina/Santiago: Candidatos queimam últimos cartuchos

A UCID, liderada pela candidata Neida Rompão, esteve em contato com os jovens de Ribeirão Manuel e Tomba Touro, tendo constatado ao A Semanaonline serem “muitas” as reclamações e grande é o descontentamento da juventude local, a tal ponto de estes afirmarem “que não vale a pena votar!”.

O argumento destes jovens, na versão de Rompão é de que “nunca se beneficiam das medidas tomadas pela Câmara Municipal e por isso as suas comunidades estão “paradas no tempo”.

“As oportunidades quase não existem nestas duas comunidades e o que pretendo fazer neste momento é criar condições financeiras, criar um caminho para que estes jovens possam ser empreendedores” assegura a candidata.

Uma outra reivindicação chegada à candidata da UCID é da necessidade de criação de um posto sanitário, sendo que Rompão acredita ser possível ter dois agentes sanitários e que neste caso “a medida depende das edilidades”.

Perante as contestações, Neida Rompão frisou ser importante votar e garante que se vencer as eleições de 25 de outubro irá atender as necessidades das duas comunidades.

Já Félix Cardoso do grupo Independente, conversou com a população da Ribeira dos Engenhos com a promessa de levar a agricultura em estufa e de restaurar o antigo centro administrativo, com a intenção de devolvê-lo aos munícipes.

Acrescenta ainda como prioridade para aquelas regiões a reabilitação da casa do “Morgado”, a visar a sua transformação em um espaço multiuso para os jovens, sem perder os traços originais e por forma a preservar a história ligada a esse edifício. Igualmente, promete intervir no antigo centro administrativo, com a aposta numa delegação para servir o município da Ribeira dos Engenhos.

“Vamos apostar nos jovens que pretendem fazer cursos superiores, vamos criar um espaço de lazer para crianças e jovens, essencialmente na criação de jardins, pois é necessário apoiar as crianças” , afirmou o candidato.

Cardoso conclui com o apelo à “mudança” para reverter o quadro atual “de desgaste”, afirmando ser o candidato certo para liderar esta “transformação” de população de Santa Catarina.

Por sua vez, a candidatura de José Fernandes do MPD, que esteve em Figueira das Naus e Ribeirão Manuel, prometeu “mais reabilitação e mais infra-estruturas” para melhores acessibilidades dos locais, para além de aproximar o poder local destade localidades com a colocação de uma representação dos serviços municipais.

Segundo Fernandes, Figueira das Naos é uma localidade estratégica para a candidatura no seu projeto o lançamento do turismo no município, estando previstos investimentos na infraestruturação e na promoção do setor.

Neste seguimento, Fernandes disse que o miradouro em Pedra Branca é identificado como uma das maravilhas com enormes potencialidades turístico do concelho.

“Temos uma forte missão com a educação, então prometo disponibilizar um autocarro zero km para transportar estudantes para o centro de assomada”, acrescenta.

Em visita à comunidade piscatória de Rincão, o candidato Armindo Freitas do PAICV, centrou, por seu turno, o discurso na promoção do setor, criando “condições” para que as pessoas desta localidade consigam tirar o maior proveito do mar. Freitas quer transformar a comunidade de Rincão num centro de tratamento, transformação e conserva de pescado.

A agricultura mereceu, igualmente atenção do candidato tambarina, que sublinhou a aposta no sistema de regra gota-a-gota, na aquisição de motores e na construção de botes.

Em termos sociais, a candidatura do PAICV disse ter constatado no terreno várias moradias degradadas que serão beneficiadas com a reabilitação. Nisso, assegura avançar com o projeto de reabilitação urbana que inclui construção de arrastador de botes e iluminação pública.

Na mesma linha de reabilitação, Freitas prometeu construir um morro para a proteção das famílias de “La Baxu la” das chuvas.

A candidatura do grupo independente de Félix Cardoso continua com o contato porta a-porta na Palha Carga entre Picos de Reda e Pingo Chuva. Já o José Fernandes do MpD retomou a sua agenda a com a caravana na versão habitual.

Rita Ramos/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project