Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina de Santiago: Primeiros comícios de José Maria Neves e Carlos Veiga e intensificação de porta-a-porta pelos candidatos 02 Outubro 2021

A campanha eleitoral em Santiago Norte conheceu, este sábado, um novo ritmo com os candidatos apoiados pelos partidos do arco do poder (PAICV e MpD) a medirem forças, com dois comícios realizados, no fim da tarde, na cidade de Assomada. José Maria Neves e Carlos Veiga privilegiaram também contatos porta-a-porta, tal como aconteceu com o candidato Hélio Sanches. Já os outros quatro concorrentes - Casimiro de Pina, Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves e Joaquim Monteiro - continuam sem qualquer presença na região norte da maior ilha de Cabo Verde.

Santa Catarina de Santiago: Primeiros comícios de José Maria Neves e Carlos Veiga e intensificação de porta-a-porta pelos candidatos

José Maria Neves recebido com enchentes de jovens na Assomada

De acordo com informações avançadas pelo mandatário José Veiga, o candidato a presidente da República, José Maria Neves, foi recebido, com enchentes de jovens, na tarde deste sábado (ver peça neste jornal da campanha), em Assomada, para apresentação da sua candidatura e encontrar com os apoiantes e a equipa representante no concelho.

“No fim da tarde, realizámos um comício público junto à sede. Tivemos ainda encontro com professores na Quinta Pilôn de Nha Rainha, desfile de carros, passeatas pelas várias ruas de Assomada, distribuição de materiais de campanha (panfletos, camisolas...) e contatos porta-a-porta. Tudo no sentido de fazer passar as nossas mensagens”, revelou o mandatário, mostrando-se confiante na vitória de José Maria Neves nas eleições de 17 de outubro próximo.

Carlos Veiga acredita na vitória

Nestes primeiros dias da campanha eleitoral, o candidato a Presidente da República, Carlos Veiga, fez um balanço positivo da sua ida ao terreno, para convencer os eleitores e mostrou-se esperançosa na sua vitória no dia 17 de Outubro.
Segundo o mandatário, Liver Gomes, a comitiva eleitoral tem sido bem acolhida em todas as suas deslocações e que Santa Catrina de Santiago não está a ser uma exceção. “Conforme os contatos tidos com o eleitorado, sentimos motivados e a confiança na vitória tem aumentado consideravelmente”, mostrou.

Para este concorrente ao mais alto cargo da Nação, os concelhos de Santiago Norte têm um potencial muito grande, pelo que se for eleito no dia 17 de Outubro, vai ser um “defensor extremo” daquilo que a região carece para elevar a sua contribuição para a economia de Santiago e de Cabo Verde.

Gomes revelou que Carlos Veiga foi recebido, à tarde, em Santa Catarina e presidiu um comício no fim do dia, que aconteceu no Polivalente de Assomada. “Durante o dia deslocámos a várias zonas de Santa Catarina para contatos porta-a-porta, distribuição de materiais de campanha, camisolas e boletins informativos”, apontou.

Hélio Sanches apresenta sua candidatura na Assomada

Ao Asemanaonline, a mandatária Adalgisa Monteiro disse que «a candidatura de Hélio Sanches em Santiago Norte tem estado a sentir um apoio muito forte no terreno», afirmando que sairá vitorioso nas eleições presidenciais de 17 de Outubro próximo.

A mesma fonte avaliou positivamente as suas deslocações e diálogo com as pessoas por onde tem passado em Santiago Norte. “Estamos a priorizar contatos porta-a-porta, que têm surtido grandes efeitos. Entretanto, na tarde deste sábado, Hélio Sanches foi recebido pelos apoiantes na cidade de Assomada, onde realizou um encontro com os apoiantes e membros da equipa da sua candidatura no Liceu Amílcar Cabral.

« O candidato Hélio Sanches reuniu ainda com pessoas no Mercado Municipal para apresentação da sua candidatura. Mais tarde realizámos uma passeata, um pouco por várias artérias da cidade, duarante a qual realizamos a distribuição de materiais de campanha (camisolas, auto colantes e panfletos) ”, garantiu.

Casimiro de Pina sem presença em Santiago Norte

Em conversa com o mandatário, José Henrique, este diário digital apurou que a candidatura de Casimiro de Pina continua sem qualquer presença e programa de atividades para a região norte de Santiago. Entretanto, o mesmo confessou que a sua equipa prosseguiu, este sábado, com a sua campanha na cidade da Praia, com apresentação da sua plataforma eleitoral e contatos porta-a-porta para convencer os eleitores.

Recorde-se que Casimiro de Pina iniciou sua campanha eleitoral, esta quinta-feira, no Hotel Cesária, em Fazenda, cidade da Praia, onde não faltou a animação musical com vários artistas nacionais. O ato serviu para o candidato conviver com vários amigos e transmitir a sua mensagem aos apoiantes presentes.

Joaquim Monteiro ausente e sem representação em Santiago Norte

De acordo com informações fornecidas pela candidatura de Joaquim Monteiro, este continua sem qualquer representação em Santiago Norte para promover a sua campanha eleitoral.

A mandatária nacional, Maria Conceição, avança ao Asemanaonline que a intenção seria ter representações em todos os concelhos e ilhas do país, mas que infelizmente, por motivos de faltas de materiais logísticas e transporte para as deslocações, não foi possível tê-las ainda em todo o arquipélago.
Gilson Alves arranca campanha a partir de 10 de outubro

Já a candidatura de Gilson Alves, conforme o mandatário, Edmilson Aguiar, só estará no terreno, em Santiago Norte, a partir do dia 10 de outubro. Isto devido à permanência do candidato em São Vicente, dificuldade de transporte e meios logísticos.

Segundo a fonte referida, a equipa do mesmo candidato está envidando esforços para que tudo esteja a postos nos próximos dias e começar assim, a percorrer toda a região Norte da maior ilha de Cabo Verde.

Fernando Rocha Delgado fora da campanha na região

Quem está também fora da campanha eleitoral em Santiago Norte é o candidato a presidente da República, Fernando Rocha Delgado. Conforme o mandatário Adilson Oliveira, a sua equipa só estará em Santiago Norte a partir do dia 05 de Outubro, para arrancar com ações de campanha propriamente na ilha de Santiago e fazer convencer o eleitorado sobre as suas propostas para a chefia do Estado de Cabo Verde.

“Entretanto, estamos a envidar esforços, no sentido de programar e elaborar o Plano de atividades para as campanhas eleitorais em Santiago Norte, que será depois enviado ao Asemanaonline nas próximas horas”, prometeu.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

Celso Lobo/Redação

.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project