Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina / Santiago: Candidatos preocupados com o desemprego juvenil e pobreza no concelho 12 Outubro 2021

Em Santa Catarina de Santiago, as candidaturas às eleições presidências de 17 deste mês (José Maria Neves, Hélio Sanches e Carlos Veiga) mostram-se preocupados com o desemprego juvenil e famílias a viverem na pobreza extrema no concelho. Prometem fazer uma magistratura de influência junto do governo no sentido de se promover o emprego e criar condições para combater e eliminar a pobreza no seio das comunidades de Santa Catarina e de Santiago Norte em geral.

Santa Catarina / Santiago: Candidatos preocupados com o desemprego juvenil e pobreza no concelho

José Maria Neves ausculta jovens e famílias locais

Pronto a exercer a sua magistratura de influência junto do governo para se criar condições de emprego juvenil e combater a pobreza extrema reinante em Santa Catarina e outros concelhos da região norte da ilha de Santiago, o candidato a Presidente da República, José Maria Neves, esteve, esta terça-feira, no concelho, onde o viu nascer, acompanhado de vários ativistas. Prmoveu contactos porta-a-porta para auscultar as preocupações e problemas enfrentados sobretudo pela juventude e pelas famílias locais.

“Temos registado um número significativo de jovens sem o primeiro emprego e várias famílias continuam ainda a viver na pobreza. Por isso, concorremos para a Presidência da República com vista a influenciar o governo na criação de oportunidades para os jovens e projetos capazes de prover atividades geradoras de rendimento para as pessoas pobres”, anuncia o mandatário Virgolino Semedo.

Já no período da tarde, o candidato JMN e sua comitiva fez passeata por várias artérias do concelho, manifestando palavras de ordem relacionadas com a sua candidatura e plataforma eleitoral.

Hélio Sanches contatos diretos com o eleitorado

Por ser o maior concelho da região norte da ilha de Santiago, a representação do candidato Hélio Sanches (este se encontra hoje de vista ao Fogo) prosseguiu, nesta segunda-feira, com contatos porta-a-porta em Santa Catarina. Tudo com o o objetivo de mobilizar e fazer convencer o eleitorado, através da apresentação dos seus projetos e plataforma eleitoral.

Segundo a mandatária Adalgisa Monteiro, as mensagens passadas às pessoas têm sido encorajadoras. “As pessoas foram bastante acolhedoras e já nos deram uma certa garantia na vitória do dia 17 de outubro» sublinhou.

“Temos um grupo composto por 17 elementos e percorremos várias localidades de Santa Catarina para contactos diretos com o eleitorado, nomeadamente Pedra Barro, Achada Gomes, Achada Galego, Firiguma e Cruz Riba. Distribuímos materiais de campanha, tais como camisolas, panfletos e auto-colantes », acrescenta.

Ainda de acordo com a mesma mandatária, a quipá de HS tem notado “muito desemprego ao nível da juventude e de muitas famílias a viverem em situação de pobreza um pouco por todas as localidades do concelho. Caso vencermos as eleições presidenciais vamos discutir com o governo, no sentido de encontrar soluções para a nossa juventude e reduzir/combater a extrema pobreza, tanto em Santiago Norte como no país”, declara.

Fernando Delgado ataca bairros populosos e cais de pesca da Praia

Conforme informações avançadas pelo mandatário Adilson Oliveira, o candidato Fernando Delgado recentrou, esta terça-feira, a sua ação no concelho da Praia.
Ele visitou os bairros mais problemáticos e populosos da cidade capital, designadamente os de Achada de Santo António, Achadinha, Ponta D’Água, Achada Grande Frente e Cais de Pesca. Tudo como fito de manter contatos diretos com as pessoas, fazer a apresentação da sua plataforma eleitoral e ouvir as preocupações e problemas que afetam a vida das famílias.

Joaquim Monteiro em ofensiva em Santiago

Conforme informações avançadas pela mandatária Maria Conceição, o candidato Joaquim Monteiro encontra-se na Cidade da Praia em campanha.
“Já. Visitamos vários bairros da cidade da Praias, mas não posso garantir em que localidades estevemos na capital do país. Que eu saiba, o candidato percorreu vários bairros para inteirar dos problemas das comunidades das famílias mais vulneráveis da cidade capital”.

Entretanto, este diário digital conseguiu apurar que Monteiro pretende percorrer a ilha para apresentar seus programas e objetivos da sua candidatura, de acordo com a mandatária.

“Estamos a lutar para que haja um equilíbrio ao nível de emprego juvenil e vida digna das populações em todo o país”, prevê a referida candidatura presidencial.

Gilson Alves no porta-a-porta na cidade da Praia

O mandatário Edmilson Aguiar informa que o candidato continua persistindo com os contactos diretos (porta-a-porta) por vários bairros da cidade capital de Cabo Verde. Isto como forma de apresentar a sua plataforma eleitoral e ouvir as preocupações das comunidades.

” Entretanto, nossa intenção é estar em outras ilhas, nomeadamente Fogo, para fazer convencer as pessoas de que as políticas do Governo não correspondem às expetativas e sonhos das famílias. Por isso, a nossa candidatura diz respeito ao equilíbrio e melhorar o nível de vida das famílias cabo-verdianas”, argumenta.

Casimiro de Pina na sua ilha natal Fogo

Em conversa com este jornal. o candidato presidencial Casimiro de Pina confirmou que vai percorrer, a partir desta terça-feira, os vários pontos da ilha do vulcão para apresentar a sua plataforma eleitoral e programas que tem para o país.
Conforme o mandatário José Henrique Freire, a política de Casimiro será de influenciar o governo no sentido de criar condições e programas capazes de combater o desequilíbrio social no país, combatendo o desemprego juvenil e pobreza e retomando a economia.

“Caso vencermos as eleições presidenciais, criar-nos-emos ideias e projetos capazes de driblar todas as situações de pobreza em Cabo Verde”, indica.

Gilson Alves preocupado com desemprego na Praia

Segundo o mandatário Edmilson Aguiar, Fernando Delgado encontra-se na ilha do Fogo para os primeiros contatos e apresentação da sua plataforma eleitoral. Informa que ele se mostra um “pouco” preocupado com as famílias que vivem na pobreza e com um número “expressivo” de jovens que se encontram desempregados e sem qualquer esperança para o primeiro emprego na ilha e um pouco por todo o país.
“Nossa política será lutar e discutir ao lado do governo, para que não haja famílias a viverem na pobreza e juventude sem emprego”, sublinha.

Os contactos, segundo Edmilson, têm sido satisfatórios e “terão algum resultado a favor da candidatura de Fernando Delgado”, conclui.
Celso Lobo Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project