ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina de Santiago: Incubadora organiza Fórum sobre “Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas” 21 Novembro 2019

A Incubadora de Negócios de Santa Catarina organiza esta quarta-feira, 20, o Fórum sobre “Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas,” tendo como palco o Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão de abertura será presidida pelo Vice-Primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, e conta com a presença de vários empresários nacionais, especialistas e técnicos de diversas áreas.

Santa Catarina de Santiago: Incubadora organiza Fórum sobre “Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas”

Conforme a organização, o fórum de discussão sobre “Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas”, pretende compreender a problemática inerente, o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas, propondo alternativas para o crescimento e sustentabilidade dos negócios como componente umbilical da competitividade empresarial no Concelho.

A economia solidária como base do desenvolvimento local; o acesso ao financiamento pelas micro e pequenas empresas como fator de sustentabilidade e crescimento; o cumprimento da obrigação tributária em sede do REMPE, como requisito de boa gestão de Micro e Pequenos Negócios e o papel dos bancos na promoção do crescimento das Micro e Pequenas Empresas, são os quatro painéis de debate neste evento, que reúne especialistas e técnicos de diversas áreas.

Resultados do Recenseamento Empresarial de 2017

Dados de um estudo empresarial, recentemente, divulgados pelo INE-CV apontam que as Micro e Pequenas Empresas (MPE) existem em maior número que as grandes empresas, sendo muitas vezes mais propícias à criatividade e ao espírito empresarial.

Ainda de acordo com os dados definitivos do Recenseamento Empresarial de 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foi possível aferir que das empresas ativas em 2017, 73,8% são microempresas, 10,2% são pequenas empresas, 13,2% são médias empresas e, apenas, 2,7% são grandes empresas. “As empresas empregam pouco mais de 63 mil pessoas, sendo que cerca de 58% são homens.

Segundo a mesma fonte, as ilhas do Sal e da Boavista registaram o maior aumento do número de pessoas ao serviço das empresas. Na ilha do Maio, esse número diminui, se for comparado com o ano de 2012, referenciado pelo INE-CV

De salientar que as empresas geraram um volume de negócios de pouco mais de 290 milhões de contos. E, foi na ilha do Sal, que se registou o maior crescimento do Volume de Negócios.

Já as empresas sem contabilidade organizada representam cerca de 67% das empresas ativas no país, mas são as com contabilidade organizada que mais possibilitam o emprego (cerca de 75% do total das pessoas empregadas).

O mesmo documento aponta que cerca de 70% das empresas ativas em Cabo Verde são empresas em Nome Individual/Sociedades Unipessoais. Comércio, Alojamento, Restauração e Indústria. As Transformadoras concentram o maior número de empresas ativas no país. “A faturação média por empresa foi maior na ilha do Sal (49.562 contos) e menor na ilha Brava (2 874 contos), enquanto que a faturação média por trabalhador foi maior na ilha de São Vicente e menor na ilha Brava”.

Convém relembrar que, segundo a Vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, as pequenas empresas são a chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030, para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa. Sendo que estas organizações, formais e informais, representam mais de 90% de todas as empresas. Além disso, são responsáveis, em média, por 60 a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto (PIB).

Diante dos dados expostos, é destacar destacar a importância crescente das MPE, em termos do peso e da sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB), bem como na geração de empregos estáveis e de qualidade em Cabo Verde. Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project