A vereadora responsável pela área da Pesca no município de Santa Catarina do Fogo, Maria José Brandão, disse que este ano para comemorar o Dia dos Pescadores, celebrado a 05 de Fevereiro, a câmara decidiu pela realização de um encontro com os pescadores e peixeiras do município para analisar temas de interesse para a sua atividade.
A vereadora avançou que no ano passado foram realizadas atividades recreativas, desportivas e convívios na praia de mar, e que este ano o dia será assinalado com um encontro no domingo, 05, na cidade de Cova Figueira, com objetivo de apresentar e discutir as temáticas relacionadas com esta atividade económica.
Além da questão do associativismo e da pesca sustentável, a câmara irá levar para o encontro uma das instituições de microcrédito para apresentação dos serviços que disponibilizam e que poderão servir aos pescadores e peixeiras que pretendem investir no setor. No município de Santa Catarina do Fogo, entre pescadores e peixeiras, estão cadastradas cerca de 70 pessoas, segundo a vereadora Maria José Brandão.
Relacionado com o setor da pesca, após a conclusão e inauguração da primeira fase do projeto da Baía de Alcatraz, que consistiu na construção da casa dos pescadores, a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho a Alcatraz e rede de adução de água, está em curso a segunda fase.
Esta visa a construção da área envolvente da baía piscatória e turística de Alcatraz, orçado em pouco mais de 21.600 contos, e contempla arrastadouro e abrigo para embarcações de pescas, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado.
A vereadora disse que o processo de aquisição de uma máquina de fabrico de gelo para apoiar os pescadores está em curso, lembrando que neste momento falta a instalação de painéis solares para produção de energia no local.
A Semana com Inforpress