ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo de Cabo Verde vê televisão digital como “janela de oportunidades” para jovens 03 Maio 2023

O Governo cabo-verdiano enalteceu hoje os esforços na implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) e considerou que constitui uma “janela de oportunidades” para os jovens e para as empresas do país.

Governo de Cabo Verde vê televisão digital como “janela de oportunidades” para jovens

“A TDT é importante enquanto promotor do setor audiovisual, mas também como uma janela de oportunidades para os jovens e para as empresas do nosso país”, afirmou Lourenço Lopes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, ao intervir, na Praia, à margem de uma conferência para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O governante avançou que o país já investiu mais de mil milhões de escudos (mais de 9 milhões de euros) na implementação da TDT, que garante uma cobertura populacional de cerca de 98%.

“Nós sentimos que há mercado para os estudantes dos cursos de comunicação social e jornalismo das diferentes universidades em Cabo Verde”, prosseguiu Lopes, prometendo continuar a criar condições para transformar o audiovisual como um “setor central” no desenvolvimento cultural, económico.

Cabo Verde é um dos cinco países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que estão mais avançados em termos de implementação da TDT, conforme determinou a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Durante sete anos a televisão analógica e a digital funcionaram em simultâneo em Cabo Verde, mas desde finais de abril de 2021 que o serviço analógico começou a ser desligado completamente, para no mês seguinte dar lugar ao sinal exclusivamente digital.

A rede TDT de Cabo Verde tem oito canais de televisão e seis rádios à disposição, tendo sido acrescentado o canal TV Educativa, gerido pelo Ministério da Educação como plataforma de apoio ao ensino à distância, devido aos condicionalismos da pandemia de covid-19 no funcionamento das escolas e na manutenção das aulas presenciais.

Em abril, o presidente da Cabo Verde Broadcast (CVB), Luís Ramos, considerou que a evolução da TDT tem sido "positiva", com uma cobertura populacional de 98%, que entendeu ser um "grande marco" para o país.

"Neste momento, estamos com um nível de cobertura em torno de 98%, mas com níveis de cobertura mais altos a nível do continente", disse à agência Lusa o presidente da empresa estatal responsável pela implementação da TDT em Cabo Verde, à margem do primeiro colóquio cabo-verdiano da história da comunicação e dos ‘media’, na Praia.

O presidente da CVB, que abordou o tema "O Dia depois do analógico: Caminhos e percursos da televisão digital terrestre (TDT) em Cabo Verde", avançou que a transição do analógico para o digital é um "grande marco" conseguido no país, porque o colocou entre os primeiros da África e o segundo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a fazer essa transição.

Luís Ramos considerou que esta evolução é "positiva", tendo em conta os ganhos alcançados e a referência ao ponto de partida que tiveram há alguns anos.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project