Segundo informações avançadas pelo município liderado por Carlos Silva, o primeiro dia do evento vai ser dedicado ao batuku, homenageando Nha Nácia Gomi e todas as mulheres, principalmente as de Santa Cruz.
O segundo dia está reservado ao funaná, homenageando Katxás e Sema Lopi, e último dia vai ser dedicado à tabanka, onde vão homenagear figuras importantes deste ritmo como Manuzinho e Nha Bia.
Sendo assim, esta sexta-feira, 24, dedicado ao batuku, sobem ao palco principal da Praça Katxás, em Porto Acima, a partir das 16:00, Nova Chama, Mosinhos de Interior, Raiz de Tambarina, Raiz de Ponta Achada, Amorança, Obi Bu Sumara, Efata, Rebenta São Pedro, Família 3 ritmos, Batuquinha, Porto Madeira, 16 Estrelas, Delta Cultura, Fidjos Santo Amaro e Franco Tarrafal.
E ainda Mudjeres Boa Esperança, Tradição de Terra, Mondon, Nova Alegria, Raiz Finkadu, Batucadeiras de Calheta Máximo, Flor de Esperança, Raíz de São Jorge, Batucadeiras de Cidade Velha e Bob Mascarenhas.
Já para sábado,25, dia do funaná, estão previstas, a partir das 18:00, actuações dos vários nomes sonantes deste ritmo como Nato Simas & Banda, Daniel & Tio, Grupo Lopi, Zul Alves & Banda, Zé Mário Bulimundo, Santos Nhu Preto, Djonlela Kotxi Pó, Tio de Belo Freire, Tabanka Reça, Grupo Strong, Fidjos Sema Lopi e Rapaz de Matinho.
Para domingo,26, terceiro e último dia, à semelhança dos anos anteriores, vai haver o desfile de tabanka a partir das 10:00, com participação de 12 grupos deste ritmo da ilha de Santiago, mormente de Santa Cruz (Tabanquinha e Tabanca de Salina), de Santa Catarina (Chã de Tanque, Ribeira Riba, Charco, Lém Cabral, Boca Mato e Tomba Touro, da Praia (Achada Grande, Achada Santo António e Várzea, e de Ribeira Grande de Santiago (Salineiro).
O festival temático, que tradicionalmente acontece ao ar livre, é realizado anualmente no final do mês de Março, no âmbito das actividades do “mês da Cultura da cidade de Pedra Badejo” e ainda para comemorar a criação do Município de Santa Cruz, assinalado a 29 de Março.
Em 2019, o artista santa-cruzense Pulonga Bita foi o cabeça-de-cartaz da X edição do festival “um concelho, três ritmos”, que teve como palco Porto Acima. A Semana com Inforpress