Segundo a Inforpress, que cita as informações avançadas pela Câmara Municipal de Santa Cruz, o evento que dedica um dia de batuku, homenageando Nha Nacia Gomi e as mulheres, um dia de funaná homenageando Katxás e Sema Lopi e um dia de tabanka, que regressa após três anos de ausência, devido à pandemia da covid-19, vai ter como palco principal a Praça Katxás, em Porto Acima.
No entanto, o município liderado por Carlos Silva não avançou nomes dos artistas e grupos que vão atuar nos três dias do certame, aprazado para a partir das 20:00.
Conforme a mesma fonte, o festival temático, que tradicionalmente acontece ao ar livre, reúne vários artistas e grupos musicais ligados a estes ritmos tradicionais que identificam o município, nomeadamente batuku, funaná e tabanka.
O mesmo é realizado anualmente no final do mês de Março, no âmbito das atividades do “mês da Cultura da cidade de Pedra Badejo” e ainda para comemorar a criação do Município de Santa Cruz, assinalado a 29 de Março.
Em 2019, o artista santacruzense Pulonga Bita foi o cabeça-de-cartaz da X edição do festival “um concelho, três ritmos”, que teve como palco Porto Acim, refere a Inforpress.