ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Cruz: Presidente da República reconhece esforços na mitigação da insegurança alimentar 13 Abril 2023

O Presidente da República, José Maria Neves, chamou hoje a atenção para o aumento da insegurança alimentar em Cabo Verde, mas reconheceu que se está a fazer esforços para mitigar esta situação “grave” da insegurança alimentar.

Santa Cruz: Presidente da República reconhece esforços na mitigação da insegurança alimentar

José Maria Neves, que iniciou hoje uma visita de dois dias à região Santiago Norte, por Santa Cruz, com vista à promoção dos debates e sensibilização para as problemáticas da protecção dos oceanos e da segurança alimentar, falava aos jornalistas após reunir-se com a equipa camarária liderada por Carlos Silva, cujo município está entre os mais afectados pela crise alimentar.

É claro que temos uma situação de aumento da insegurança alimentar, não só por causa da seca, mas também por causa da pandemia. Com a pandemia houve uma redução do rendimento das famílias, houve também aumento das pobrezas e das desigualdades. E com mais pobreza temos consequentemente menos possibilidade de acesso aos alimentos”, constatou o chefe de Estado.

Daí, considerou ser importante chamar atenção para esta questão, que segundo o Governo e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os municípios que têm sido mais atingidos são Porto Novo, Santa Cruz e Ribeira Grande de Santiago, em que não conseguem ter uma dieta nutricional.

No entanto, José Maria Neves reconheceu que para além do programa de mitigação a situação “grave” da insegurança alimentar, se está a fazer um esforço para a retoma do crescimento económico e reposição dos empregos.

No caso particular de Santa Cruz, o Presidente da República destacou o trabalho desse município santiaguense, que, a seu ver, quer gerar uma dinâmica económica de modo a fazer face a esta situação social mais difícil, referindo-se à insegurança alimentar.

Por sua vez, o edil santa-cruzense, Carlos Silva, informou que está em curso vários programas de mitigação dos efeitos da insegurança alimentar, desde programas de actividades geradoras de rendimento (AGR), calcetamentos e melhoramento de ruas, melhoramento de condutas de água, limpeza urbana e trabalho nas comunidades mais afectadas visando criação de empregos temporários.

Relativamente às AGR, o autarca avançou que em parceria com o Governo, na próxima segunda-feira, 86 das 416 famílias seleccionadas vão receber kits de promoção de auto-emprego, para iniciar os seus negócios nas mais diversas áreas de desenvolvimento.

Carlos Silva tem lamentado o facto de o município que dirige ter grande potencial agrícola, e que já foi um dos grandes exportadores de produtos agrícolas, nomeadamente banana, e albergou o maior complexo agro-alimentar do país, hoje se encontra na lista de um dos concelhos onde há insegurança alimentar.

No período da manhã, além do encontro com a equipa camarária, o mais alto magistrado da Nação foi conferir o trabalho realizado pela Associação Ambiental Caretta Caretta (AACC), na praia de Areia Grande, que é considerada praia de maior número de desova de tartaruga marinha na ilha de Santiago.

José Maria Neves visitou ainda o local do simulacro de primeiros socorros com Bombeiros Municipais de Santa Cruz, conduzido pela equipa médica das Forças Armadas, também na praia de Areia Grande.

Já no período da tarde, participou na palestra na Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva (ESACS) sobre a literacia oceânica.

Na sexta-feira, segundo e último dia da visita, José Maria Neves começa o dia com uma visita à sede da Associação Comercial Agrícola e Industrial Santiago (ACAISA) em Assomada, Santa Catarina, para, de seguida, deslocar-se à barragem de Flamengos, em São Miguel, e à Saltos Baixo, em Santa Cruz, para reunir-se com agricultores de Chançona e Coqueiro.

Já no período da tarde, vai visitar a apicultura em Ribeira dos Picos, Santa Cruz. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project