Conforme o programa elaborado pela Câmara de Carlos «Sueque» Silva, a cerimónia decorrerá sob o lema “O município e os munícipes juntos por um Santa Cruz no pós-covid”. Isto tudo num esforço conjunto da Assembleia e da Câmara Municipal locais para evitar uma nova onda de contaminação, enquanto desenvolvem planos para a recuperação económica, criando estímulos para um desenvolvimento sustentável.
«São, de resto, questões muito caras para o Presidente da República, que se tem envolvido directamente, em diversas ocasiões, em ações visando a prevenção e o combate à pandemia, bem como a retoma sustentável da vida social e económica no país», lê-se numa nota da Presidência da República.
Aliás, num suplemento Especial sobre Santa Cruz editado, hoje, no Asemanaonline e em PDF, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, destaca, numa Grande Entrevista (https://www.asemana.publ.cv/ecrire/?exec=article&id_article=153220#), que o seu município, em fase de transformação profunda, não é um concelho pobre, mas pelo contrário. É,segundo ele, um município rico com grandes potencialidades e forte capacidade para andar com os seus próprios pés.
Com foco numa nova visão promissora para o futuro do concelho, o Edil, que foi questionado por este primeiro diário cabo-verdiano em linha de referência sobre a celebração, nesta terça-feira, 29, do Dia do Município, fez questão de realçar que Santa Cruz é uma autarquia com ambição, onde é preciso dinamizar todo o potencial económico existente para que continue a dar os seus próprios passos, apostando fortemente na sua progressiva transformação económica, social e cultural. Para isso, ‘’Sueque’’, como é popularmente conhecido, garante que aposta num crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo, visto que, conforme adianta, esse município de Santiago Norte tem condições para dar um grande contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde.
Assinatura de protocolos e teatro
O Edil de Santa Cruz anunciou que, durante a sessão solene desta terça-feira, haverá ainda a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Escola de Formação Profissional para Agricultura e Desenvolvimento Rural do Município de Vagos.
A nível cultural, está também prevista a exibição da peça de teatro “Chiquinho”, para poder simbolizar a passagem do Dia do Município,29 de Março.
Situado em Santiago Norte, o Município de Santa Cruz conta com 27 mil habitantes e está competindo com o de Santa Catarina, que tem a cidade de Assomada como Capital da Região Norte. Esta integra seis autarquias - Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz e Santa Catarina.