Santa Cruz conta com uma população de 27.000 pessoas e uma idade média de 28 anos. Regista-se uma predominância do sexo feminino, com 50,8% do total de habitantes.
Conforme o INE, o concelho possui 7.579 agregados familiares e uma taxa da população alfabetizada de 97,7%, com 88,0% do sexo masculino e 75,3 do sexo feminino. Na camada juvenil, a taxa de alfabetização ronda os 95,5%.
Já a quota de ocupação da população ativa está na ordem dos 38,5%, com a taxa de desemprego a chegar os 21,6%. Na camada jovem, os desempregados chegam aos 37.3%.
A fazer fé ainda nos dados do INE, 81,3% dos residentes têm acesso à eletricidade, 72,3% dispõem de água através da rede pública, 58,4% têm acesso à casa de banho e 62,3% da população usam contentores para evacuação de lixo.
Santa Cruz é um concelho de fortes tradicionais culturais, onde nasceram mais de meia dezena de artistas de renome. São os casos de figuras como Simão Tavares Lopes mais conhecido por Sema Lopi (tocador de gaita e compositor do funaná), Maria Inácia Gomes Correia/ Nácia Gomes (cantora tradicional de Finaçon), Carlos Alberto Martins Catchás (o rei de funaná e fundador do emblemático conjunto Bulimundo), Élida Almeida (grande intérprete de morna e funaná), Bloaka (vencedora do Prémio Melhor Composição do Ano na gala CVMA-Cabo Verde Music Awards 2018), entre outros artistas.