ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Cruz: Taxa de gravidez na adolescência continua bastante elevada – Delegada de Saúde 27 Mar�o 2022

O concelho de Santa Cruz, no interior da ilha de Santiago, terminou o ano 2021 com 91 adolescentes de 10 a 19 anos grávidas. Trata-se de uma quota bastante preocupante, conforme alerta a delegada de Saúde local.

Santa Cruz: Taxa de gravidez na adolescência continua bastante elevada – Delegada de Saúde

Com um número maior do que em 2020 que foi um total de 75 adolescentes grávidas no concelho, Evely Martins considerou a taxa de gravidez na adolescência de “bastante elevada”, isto tendo em conta que o município continua a estar, nesta indicador, acima da média nacional e a nível da Região Sanitária de Santiago Norte.

Para a delegada de Saúde de Santa Cruz, os pais e encarregados da educação não estão a dar muita importância à gravidade dessa situação e estão a deixar que apenas a Câmara Municipal, as escolas e a delegacia de Saúde façam o seu papel neste sentido, não contribuindo para o combate deste flagelo.

A mesma fonte infirmou que a delegacia de saúde, em parceria com a Câmara Municipal e as escolas, vem sensibilizando os jovens e adolescentes em relação a essa fenómeno, com presença de enfermeiros nas escolas, conversas abertas com o psicólogo e feiras da saúde. Tudo isso, conforme adiantou, para ver se conseguirão diminuir essa taxa de gravidez na adolescência em Santa Cruz.

Mas as preocupações não ficam por aí. Tem-se registado frequentemente casos de violência sexual no concelho, segundo adiantou a delegada de saúde, que sensibiliza a população a fazer denúncias dos casos.

«Temos também casos da violência sexual, onde pedimos à população que denuncie este flagelo. Quando os pais chegam com os filhos vítimas das agressões sexuais na delegacia de saúde e os exames constatarem que o (a) filho (a) está virgem, há um sentimento de alívio por parte desses pais como se a outra parte da agressão sexual não lhes incomodam», realçou.

A Delegada adiantou, por outro lado, que têm, neste momento, uma equipa composta por psicólogo, assistente social, técnico de fisioterapia e um laboratório que funciona de segunda a sexta para dar acompanhamento a esse tipo de caso.

Uma outra problemática que assola o concelho de Santa Cruz é o alcoolismo, que segundo a delegada de saúde abrange sobretudo a camada juvenil, fazendo com que isso provoque muitas doenças nos jovens.

De realçar que Santa Cruz tem uma delegacia no centro da cidade de Pedra Badejo e conta com várias Unidades Sanitárias de Base em diferentes zonas do concelho.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project