POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago: Eleitas municipais pedem mobilização por maior participação feminina na política 27 Mar�o 2022

As eleitas municipais da ilha de Santiago reconheceram hoje em São Salvador do Mundo, que houve mudanças e ganhos a nível da legislação, mas pediram as mulheres para se mobilizarem para que haja maior participação feminina na política.

Santiago: Eleitas municipais pedem mobilização por maior participação feminina na política

A Associação dos Municípios de Santiago, promoveu hoje, no município de São Salvador do Mundo, um encontro com as mulheres da ilha para comemorar o Dia da Mulher Cabo-verdiana, assinalado anualmente a 27 de Março, que contou com a participação dos autarcas de Santiago, corpo diplomático e o Governo, representado pela ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis.

O evento, que decorreu sob o lema “mulher, um activo a estimular”, segundo a AMS foi uma forma encontrada para não deixar a data passar em branco.

Para a vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Habitação Social, Administração e Finanças da Câmara Municipal de Santa Cruz, Jamira Duarte, que falava em nome das demais eleitas municipais, não obstante os ganhos a nível da legislação, lei de paridade e a de igualdade de género, as mulheres têm de se mobilizar em torno dos seus objectivos na reforma política.

“(…) Temos ganhos a nível da legislação, mas, entendemos que precisamos estimular e fomentar mais atitude de participação, porque com mais participação feminina teremos certamente mais progresso, mais desenvolvimento e mais afirmação da própria sociedade (…)”, defendeu a autarca.

Esta afirmação, conforme explicou começa pelo trabalho da família e da estruturação, e sobretudo, empoderar as mulheres que estão maioritariamente no sector informal e no trabalho não remunerado, que tem criando “fosso e disparidade” a nível da equidade e tempo para darem a sua contribuição.

Por isso pediu a todas as mulheres para assumirem as suas responsabilidades lá onde estiverem, visando empoderar mais mulheres, para que se possa ter mais participação e possam continuar a dar o seu contributo no desenvolvimento da ilha de Santiago e de Cabo Verde.

Na mesma linha de ideias, a ministra Janine Lélis pediu maior participação das mulheres na politica, assegurando que elas têm dado o seu contributo pelo desenvolvimento de Cabo Verde, através da política e outras em outras formas e sectores.

A governante, que está na política activa desde 2004 pediu “solidariedade e firmeza” entre as mulheres para que possam “provocar” essa mudança ao nível da participação feminina na política no País, tendo almejado que um dia uma delas venha a concorrer igualmente ao cargo de Presidente da República, algo que, lembrou, até hoje não aconteceu.

Por outro lado, Janine Lélis que se congratulou com o facto de as mulheres serem as que representam maior percentagem de empregabilidade no sector da Saúde, as que mais estudam e as que mais têm ensino superior completo, lamentou o facto de as mesmas serem as que mais estão no sector informal.

Na ocasião, adiantou que o Governo tem na agenda a questão da igualdade e equidade do género, a inclusão, e o combate à violência baseada no género (VBG), visando empoderar as mulheres.

Em Santiago Norte, a comemoração do Dia da Mulher Cabo-verdiana foi antecipada para hoje em Santa Catarina, onde consta uma “conversa de mulheres” e animação musical, que vai contar com a presença da presidente de câmara, Jassira Monteiro, que é também a única mulher na liderança de uma autarquia.

Já em São Lourenço dos Órgãos e no Tarrafal, as actividades comemorativas acontecem este domingo, 27, sendo que no primeiro vai ser marcado por diversas actuações culturais e apresentações de potencialidades femininas, como feira de plantas e artesanatos e desfile de beleza, e no outro com palestra sobre educação financeira, marcha pelas vitimas da violência doméstica, desfile de moda “mulheres das ilhas”, entre outras iniciativas. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project