CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago: Governo promete construir novo Centro de Saúde em São Salvador do Mundo 21 Mar�o 2022

O município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, vai ter “nos próximos tempos” um novo Centro de Saúde e já conta com financiamento garantido por parte do Governo.

Santiago: Governo promete construir novo Centro de Saúde em São Salvador do Mundo

Trata-se de uma informação veiculada pela autarquia salvadorenha na sua página na rede social, informando que esta foi, segundio a Inforpress, uma das decisões saídas do encontro entre a equipa camarária liderada por Ângelo Vaz e o Governo, no âmbito da vista de cinco dias à região Santiago Norte do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que terminou este sábado.

Do encontro, conforme a mesma fonte, ficou o compromisso do início da obra de construção de adução de água de Assomada, Santa Catarina, ao reservatório de Leitão Grande, que deverá ficar concluída ainda este ano.

A edilidade adiantou que ficou, ainda, o compromisso da parte do primeiro-ministro, o agendamento de um encontro em meados de Abril, para se apresentar os meandros dos projectos referidos, assim como as datas exactas de arranque das obras, bem como o valor de financiamento, já garantidos pelo chefe do Governo.

A construção de um novo Centro de Saúde dos Picos, e a sua elevação à categoria de delegacia de saúde vem sendo reivindicado pela própria câmara municipal e pelo responsável de saúde local, e ainda pelos deputados nacionais tanto da maioria como da oposição e pela população.

O edil salvadorenho, Ângelo Vaz, disse aquando da visita do Presidente da República, José Maria Neves, em Fevereiro, que o novo Centro de Saúde dos Picos, está na “linha da frente” das suas prioridades, tendo pedido ao chefe de Estado para usar a sua magistratura de influência para que tal aconteça.

Recentemente, em entrevista à Inforpress, o deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder), José Eduardo Moreno, considerou “crítica” a situação do Centro de Saúde dos Picos, que, segundo ele, se encontra “obsoleto” e não tem condições para dar respostas à demanda da população.

Na altura, pediu ao Governo, na pessoa do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, para resolver esta situação construindo uma nova estrutura de saúde nesse município do interior de Santiago, que alberga 8.831 habitantes.

E tendo em conta que, segundo ele, muitas localidades de São Salvador do Mundo estão encravadas, pediu ainda uma ambulância nova e construção de novas unidades sanitárias de base (USB).

A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo), que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project