Segundo a Inforpress, a gala da coroação da “mulher mais bela de Santa Catarina”, organizada pela VC Eventos, e que teve lugar no Polivalente de Assomada sob lema “Juntos contra violência baseada no género (VBG)”, contou com participação de mais oito candidatas de vários bairros da cidade de Assomada e da localidade de Ribeirão Manuel.
A Miss Santa Catarina 2023, 22 anos, que é licenciada em Inglês, além de gozar por um ano do título da “mulher mais bela” desse município do interior de Santiago, sucedendo a Djennifer Mendes, vai representar Santa Catarina no Miss Santiago Norte e Miss Cabo Verde.
Conforme a fonte referida, a mulher mais bonita de Santa Catarina, além das duas faixas, levou para casa prémios monetários, telemóvel, produtos de higiene, uma viagem para ilha do Sal, carta de condução, kit perfume e kit beleza.
Os jurados elegeram ainda as candidatas Daiane Lopes, 18 anos (Nhagar), – que participa pela segunda vez no concurso –, que também levou para casa a faixa de Miss Simpatia, e Mónica Tavares, 17 anos (Covão Ribeiro) primeira e segunda-damas, respectivamente, que receberam, de entre os prémios um telemóvel, kit perfume e kit beleza, produtos de higiene.
Já Elaine Gonçalves, 18 anos (Bolanha) foi escolhida pelo público como Miss Facebook.
À Inforpress, a directora da Miss Santa Catarina 2023, Sally Tavares, que fez um balanço “positivo” do evento, aproveitou para agradecer todos os parceiros locais e nacionais que patrocinaram os prémios das vencedoras das seis categorias.
Esta edição teve como novidade a introdução do estilo musical e dança sul-africano Amapiano durante as apresentações das candidatas nas passarelas, em trajes de apresentação, de profissões, traje africano, biquíni e de gala.
Segundo os promotores citados pela Inforpress, além de enaltecer e destacar a beleza da mulher santa-catarinense, o concurso quer envolver pela primeira vez a Miss Santa Catarina 2023 em projectos sociais desse município, cuja maioria das famílias é chefiada por mulheres e que laboram no comércio informal.
O certame, que se enquadra no âmbito das festividades do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 189 anos no próximo dia 25 de Novembro, foi abrilhantada pelos artistas Márcia Cruz, Naguilson Dancer, Alpha Boy, Afro Kids e Neykul, sendo que a animação musical esteve a cargo dos Deejay (DJ) Bimba e Mensageiros.