NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago: Ministro da Cultura confirma inauguração da Igreja de Santa Catarina para 21 de Novembro 16 Novembro 2022

As obras da reabilitação Igreja de Santa Catarina, também conhecida por “Igreja Baxu”, no interior de Santiago, serão inauguradas a 21 de Novembro, confirmou hoje à Inforpress o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Santiago: Ministro da Cultura confirma inauguração da Igreja de Santa Catarina para 21 de Novembro

O governante adiantou que, “infelizmente”, não vai estar presente na cerimónia da inauguração da referida igreja aprazada para as 11:30 e que vai ser presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

A reabilitação da Igreja da Santa Catarina orçada em 33 mil contos está enquadrado no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), levado a cabo pelo Governo, através do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, do Eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, coordenada pelo Instituto do Património Cultural (IPC).

Para as obras, cujos trabalhos sofreram um interregno devido ao impacto económico da covid-19, foram feitas demolição, ampliação do transepto, criação do bloco de apoio na parte posterior com o acrescento da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos, substituição da cobertura em telha marselha com forro em madeira pinho, das portas e janelas, do piso em ladrilho de mármore e madeira e das luminárias.

As mesmas contemplaram aumento do pé direito do presbitério, criação do mezanino, pintura interior e exterior, instalação sonora e eléctrica, iluminação e calcetamento exterior.

De acordo com uma nota do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), as obras à ermida permitiram a preservação dos traços arquitectónicos, mas também de toda a história cultural e religiosa que envolve a população local.

Erguida no século XIX, a Igreja de Santa Catarina é, provavelmente, a primeira Igreja da paróquia do concelho, onde se comemora a festa de Nha Santa Catarina, assinalada a 25 de Novembro, a santa padroeira desse município do interior da ilha de Santiago.

“Pelos traços arquitectónicos e imponente beleza estética, este edificado assemelha-se à arquitectura gótica”, considera o IPC.

Segundo a mesma fonte, a mesma apresenta uma planta rectangular simples, adossada com sacristia a norte e espaço usado actualmente como corro a sul, a cobertura da nave principal diferencia das restantes devido essencialmente à sua altura.

A fachada principal voltada para oeste em empenha triangular, delimitada nas laterais por cunhais revestida de argamassa de cal, pintadas na cor verde com desenhos específico, encimado por elementos decorativos”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project