Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Catarina/Santa Cruz/ Órgãos: Candidatos fazem balanço positivo da primeira semana da campanha 08 Outubro 2021

Quatro dos sete candidatos a Presidente da República nas eleições de 17 deste mês (José Maria Neves, Carlos Veiga, Casimiro de Pina e Hélio Sanches) fazem um balanço positivo da primeira semana da campanha eleitoral nos municípios de Santa Catarina, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos. Garantem que tudo decorreu sem constrangimentos dignos de nota, ao mesmo tempo que exprimem esperançados na vitória no pelito eleitoral referido.

Santa Catarina/Santa Cruz/ Órgãos: Candidatos fazem balanço positivo da primeira semana da campanha

JMN: Preocupações sociais e balanço positivo

Conforme Euclides Cabral, mandatário do candidato José Maria Neves, o balanço das atividades de campanha eleitoral, durante esta primeira semana em Santiago Norte, foi “bastante” positivo e mostra-se confiante na vitória do dia 17 deste mês.

“Tivemos uma resposta positiva durante os contatos mantidos com o eleitorado da região. Por isso, o balanço é muito positivo. Destaca que há uma grande aceitação por parte da população à candidatura de José Maria Neves. As pessoas reagiram bem à mensagem que nós passámos”, ressaltou o candidato em declarações a este diário digital.

Questionado sobre as preocupações constatadas no seio do eleitorado da região, Euclides Cabral aponta que há muitos jovens desempregados e que existem falta de água em muitas localidades, além do aumento de preços de produtos alimentares, combustíveis e água.

“As pessoas vivem com algumas dificuldades, pois muitas famílias enfrentam penúria de água e não têm poder de compra para produtos alimentares e combustíveis, cujos preçários subiram muito nos últimos tempos”, aponta.


Carlos Veiga expetante e satisfeito com a campanha

A candidatura de Carlos Veiga à presidência da República revelou, por seu lado, que a sua comitiva tem levado uma mensagem de esperança à população de Santiago Norte que, segundo o mandatário Líver Gomes, o balanço da campanha, durante esta semana, foi “muito positivo”.

“Fizemos uma campanha limpa, fomos bem recebidos pelo eleitorado e estamos em crer que as pessoas souberam conhecer as nossas propostas e plataforma eleitoral, de modo que estamos confiantes na vitória. Não tivemos constrangimentos mínimos no terreno. Registamos, porém, algumas pessoas que ainda não conseguem distinguir as eleições, designadamente autárquicas, legislativas e presidenciais, o que cria uma certa dúvida e confusão no seio das comunidades”, anuncia.

Referindo-se à segunda semana da campanha, o representante de Carlos Veiga perspetiva traçar, como estratégias, reencontros de pessoas. Isto tudo como forma de “rematar” e consolidar as atividades de terreno através de um resumo das propostas e objetivos da mesma candidatura e convencer as pessoas que ainda possuem alguma dúvida na escolha do presidente da República.

Hélio Sanches otimista

Em declarações ao Asemanaonline, a mandatária Adalgisa Monteiro afirmou, por seu lado, que o balanço da sua candidatura em Santiago Norte foi positivo. “As pessoas que nós abordamos, normalmente, mostram-se recetivas, não sabemos se em termos de votação não será correspondente, mas há certamente uma vontade de conhecer e não recusam a aproximação e a conversa”, descreveu.

De salientar que, nesta quinta-feira, a equipa de Hélio Sanches esteve em contactos porta-a-porta nas localidades de Achada Lém, Porta de Furna, Fundura e Achada Ponta para fazer convencer o seu eleitorado a votar e apresentação da sua plataforma eleitoral.

“No último dia da campanha, temos programado diálogo com as pessoas, com vista a consolidar a nossa campanha e realização de uma passeata por algumas artérias e localidades dos vários concelhos de Santiago Norte”, adiantou.

Casimiro de Pina mostra-se confiante

Em declarações ao Asemanaonline, José Henrique, mandatário do candidato a presidencial Casimiro de Pina, considerou que a campanha eleitoral em Santiago Norte, ao longo desta primeira semana, superou todas as espectativas, “embora o contexto tenha sido mais difícil devido à pandemia de covid19”.

Ainda segundo a equipa de Casimiro de Pina, que esteve no fim de semana em todos os concelhos de Santiago Norte, revelou a este diário digital que durante a primeira semana, as atividades de campanha decorreram num clima “satisfatório” e que suas mensagens têm surtido efeitos positivos para a disputa do dia 17 de outubro.

“Segundo José Henrique, mandatário de Casimiro de Pina, os candidatos à Presidência da República não devem ter partidos e nem estar à “boleia” destes. Aliás, o Presidente da República deve ser suprapartidário para que possa funcionar como um “árbitro” e ser, acima de tudo, conhecedor da Constituição da República, e faze com que haja estabilidade do país em todos os setores” aconselha.

Henrique afirmou, por outro lado, que a sua mensagem tem passado ao eleitorado sem “grandes dificuldades” e que espera sair vitorioso, no dia 17 de outubro. “Conforme as nossas constatações e transmissão de mensagens, as pessoas de Santiago Norte mostraram-se confiantes na nossa plataforma eleitoral e nos nossos projetos. Pois, muitos exigem que Cabo Verde tenha um presidente que possa estar próximo das pessoas. Daí que estamos em condições de afirmar que seremos vencedores e capazes de dirigir o país, em iguais circunstâncias para todos os cidadãos”, ressalta.

Já em relação aos outros três candidatos a presidente da república, nomeadamente Joaquim Monteiro, Joaquim Monteiro, Gilson Alves e Fernando Rocha, até este momento continuavam fora da campanha eleitoral em Santiago Norte.

É de relembrar que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

Celso Lobo/Redação

“Fizemos uma campanha limpa, fomos bem recebidos pelo eleitorado e estamos em crer que as pessoas souberam conhecer as nossas propostas e plataforma eleitoral, de modo que estamos confiantes na vitória. Não tivemos constrangimentos mínimos no terreno, só que temos registado que algumas pessoas ainda não conseguem distinguir as eleições, designadamente autárquicas, legislativas e presidenciais, o que cria uma certa dúvida e confusão no seio das comunidades”, anuncia.

Para o último da campanha eleitoral na região norte da maior ilha do país, o representante de Carlo Veiga perspetiva traçar como estratégias, reencontros com as pessoas, como forma de “rematar” e consolidar as atividades de terreno, através de um resumo das propostas e objetivos da sua candidatura e fazer convencer as pessoas que ainda possuem alguma dúvida na escolha do presidente da república.

Hélio Sanches otimista e acredita na sua campanha para vencer as presidenciais de 2021

Em declarações ao asemanaonline, a mandatária Adalgisa Monteiro afirmou que ficou o balanço da sua candidatura em Santiago Norte foi positiva. “As pessoas que nós abordamos, normalmente, mostram-se recetivas, não sabemos se em termos de votação não será correspondente, mas há certamente uma vontade de conhecer e não recusam a aproximação e a conversa”, descreveu.

Convém salientar que nesta quinta-feira, a equipa e representação de Hélio Sanches esteve em contactos porta-a-porta nas localidades de Achada Lém, Porta de Furna, Fundura e Achada ponta para fazer convencer o seu eleitorado e apresentação da sua plataforma eleitoral..

“No último dia da campanha, temos programado diálogo com as pessoas, com vista a consolidar a nossa campanha e realização de uma passeata por algumas artérias e localidades dos vários concelhos de Santiago Norte”, adiantou.

Casimiro de Pina mostra-se confiante e faz balanço e mostra-se “extremamente” satisfeito com a campanha eleitoral

Em declarações ao asemanaonline, José Henrique, mandatário do candidato a presidente da república, Casimiro de Pina, José Henrique, disse que esta campanha eleitoral em Santiago norte, ao longo desta primeira semana superou todas as espectativas, “embora o contexto tenha sido mais difícil devido à pandemia”.

A representação de Casimiro de Pina a presidente da república de Cabo Verde, que esteve no fim de semana em todos os concelhos da ilha de Santiago Norte, durante o fim de semana passado, revelou a este diário digital que durante a primeira semana, as atividades de campanha decorreram num clima “satisfatório” e que suas mensagens tem surtido efeitos positivos para a disputa do dia 17 de Outubro.

“Segundo José Henrique, mandatário de Casimiro de Pina, os candidatos à Presidência da República não devem ter partido e nem estar à “boleia” destes. Aliás, o Presidente da República deve ser suprapartidário para que possa funcionar como um “árbitro” e ser, acima de tudo, conhecedor da Constituição da República, e faze com que haja estabilidade do país em todos os setores” aconselha.

José Henrique afirmou ainda que as suas mensagens tem passado ao eleitorado de Santiago Nortre sem “grandes dificuldades” e que espera sair vitorioso, no dia 17 de Outubro. “Conforme as nossas constatações e transmissão de mensagens as pessoas de Santiago Norte mostraram-se confiantes na nossa plataforma eleitoral e nos nossos projetos. Pois, muitos exigem que Cabo Verde tenha um presidente que possa estar próximo das pessoas, daí que estamos em condições de afirmar que seremos vencedores e capazes de dirigir o país, em iguais circunstâncias para todos os cidadãos”, ressalta.

Já em relação aos outros três candidatos a presidente da república, nomeadamente Joaquim Monteiro, Joaquim Monteiro, Gilson Alves e Fernando Rocha, até este momento, estão fora da campanha eleitoral em Santiago Norte, de modo que, para este diário digital, não foi possível divulgar as informações acerca dos seus programas e planos de atividades de campanha correlação à ilha e região norte de Santiago.

Convém relembrar que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

Celso Lobo/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project