Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Candidaturas medem forças com corpo-acorpo em Santa Cruz 02 Outubro 2021

As várias candidaturas às presidenciais, que acontecem a 17 de Outubro, “medem forças” em Santa Cruz de Santiago, com um forte corpo-a-corpo no terreno. Todos os concorrentes acreditam que Cabo Verde precisa de um relacionamento estável e sem ruído entre os palácios da Várzea e do Plateau, para que haja um bom funcionamento da democracia e uma boa governação do país, principalmente neste momento crucial que exige a união de todos os cabo-verdianos para se ultrapassar a grave crise sanitária, económica e social que se vive, um pouco por todas as ilhas, provocada pela pandemia de covid-19.

Santiago Norte: Candidaturas medem forças com corpo-acorpo em Santa Cruz

Veiga apresenta processo de reconhecimento de competências profissionais

De acordo com o mandatário Liver Gomes, a candidatura de Carlos Veiga – antigo Primeiro-ministro de Cabo Verde - está com um estado de espírito muito positivo e confiante em como pode sair vitorioso. “A sensação que temos, segundo contactos com as pessoas, é que sairemos vitoriosos e capazes de presidir Cabo Verde a partir de 17 de Outubro”, anunciou.

Em conversa com o Asemanaonline, Gomes afirmou que, nesta quinta-feira, a equipa de Carlos Veiga faz a abertura de campanha em Santa Cruz com o Processo Oficial de Reconhecimento de Competências Profissionais do candidato, distribuição de panfletos e fixação de cartazes, além de contactos com as pessoas.

“Cabo Verde precisa de um alinhamento político forte e de reformas profundas em vários setores, sobretudo na justiça e nos transportes. Para que isso aconteça, é preciso aumentar a competitividade da sua economia, acelerar a industrialização do setor primário e garantir o desenvolvimento sustentável para a população”, salientou.

Equipa de JMN prioriza contatos diretos com eleitores

Já representação da equipa de José Maria Neves em Santa Cruz prioriza conversa direta com a população local. Esta sexta-feira esteve em contacto com o eleitorado de Achada Igreja. Fez também a distribuição de autocolantes para as pessoas das várias zonas do concelho.

Confiante na vitória do dia 17 deste mês, o diretor da campanha, Virtolino Semedo assegurou que que o país precisa ter na Presidência um homem, com o qual o Governo pode contar sempre, para ultrapassar todos os constrangimentos e desafios
Para a mesma fonte, que fique claro que o Presidente não governa, mas pode ajudar e colaborar para o sucesso da governação do país. « E José Maria Neves, com a sua experiência de governação e prestígio internacional, é o Presidente que Cabo Verde precisa neste momento», desafiou.

Hélio Sanches confiante na vitória no dia 17 de outubro

A candidatura a presidente da República de Cabo Verde, Hélio Sanches garantiu, por seu lado, que esta sexta-feira a sua caravana percorreu todas as zonas do Município de Santa Cruz. Tudo com o fim de demonstrar que a sua equipa está preparada para vencer e dirigir o país para o bem dos cidadãos cabo-verdianos.
“Nesta sexta-feira, a equipa deu prioridade a contactos porta-a-porta, distribuição de folhetos informativos e apresentação da nossa plataforma eleitoral. Pelos contactos tidos com o eleitorado, registámos que os cidadãos se mostram confiantes na nossa candidatura”, indica o mandatário nacional Edson Ribeiro, que está «confiante na vitória de Hélio Sanches» no dia 17 de outubro.

Casimiro de Pina sem programa para Santa Cruz

De acordo com a conversa tida com o mandatário, José Henrique, a candidatura de Casimiro de Pina continuou sem qualquer programa de atividades para esta sexta-feira, no Concelho de Santa Cruz.

Entretanto, garantiu que nos próximos momentos enviará o plano das suas atividades para toda a região de Santiago Norte.

Recorde-se que Casimiro de Pina iniciou sua campanha eleitoral, esta quinta-feira, no Hotel Cesária, em Fazenda, cidade da Praia, onde não faltou a animação musical com vários artistas nacionais. O ato serviu para o candidato conviver com vários amigos e transmitir a sua mensagem aos apoiantes presentes. “Entretanto, temos uma mensagem de esperança, conforto e de uma Santa Cruz cada vez mais próspera e estamos confiantes na vitória, que acontece a 17 de Outubro”, realçou na ocasião.

Joaquim Monteiro ausente

De acordo com informações fornecidas pela candidatura de Joaquim Monteiro, este ainda continua sem qualquer representação em Santiago Norte para promover a sua campanha eleitoral.

A mandatária nacional revela, porém, a intenção seria ter representações em todos os concelhos e ilhas do país, mas que infelizmente, por motivos de faltas de materiais logísticas e transporte para as deslocações, não foi possível tê-las em todo o arquipélago.

Gilson Alves começa campanha no dia 10 de outubro

Já a candidatura de Gilson Alves, conforme Edmilson Aguiar, só estará no terreno, em Santiago Norte, a partir do dia 10 de outubro. Isto devido à ausência da permanência do candidato em São Vicente, dificuldade de transporte e meios logísticos. Entretanto, garantiu que posteriormente enviará o programa e a planificação de atividades de campanha para a região Norte de Santiago Norte.
Segundo a mesma fonte, a equipa do mesmo candidato está envidando esforços para que tudo esteja a postos nos próximos dias e começar assim a percorrer toda a região Norte da ilha maior de Cabo Verde.

Fernando Rocha Delgado fora da campanha na região

Quem está também fora da campanha eleitoral em Santiago Norte é o candidato presidencial Fernando Rocha Delgado. Conforme o mandatário Adilson Oliveira, a sua equipa só estará em Santiago Norte a partir do dia 05 de Outubro, para arrancar com ações de campanha propriamente na ilha de Santiago e fazer convencer o eleitorado sobre as suas propostas para a chefia do Estado de Cabo Verde.
“Contudo, estamos a envidar esforços, no sentido de programar e elaborar o Plano de atividades para as campanhas eleitorais em Santiago Norte, que serão depois enviados ao Asemanaonline nas próximas horas”, prometeu.
Celso Lobo/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project