CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Dia dos Heróis Nacionais assinalado com actividades nos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal 19 Janeiro 2022

O Dia dos Heróis Nacionais, que se celebra esta quinta-feira, 20, vai ser assinalado em Santiago Norte, com várias iniciativas, nos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal.

Santiago Norte: Dia dos Heróis Nacionais assinalado com actividades nos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal

Em Santa Catarina, a presidente da câmara, Jassira Monteiro, irá depositar uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral, na Praça Central de Assomada, numa cerimónia a ter lugar no período entre as 07:45 e as 08:00.

O acto público de homenagem aos heróis nacionais e, em particular, ao “grande obreiro da luta de libertação nacional”, segundo a autarquia, contará com a presença de uma força do Comando de Santa Catarina da Polícia Nacional, do presidente da Assembleia Municipal, Eurico Moura, de vereadores, de eleitos municipais, de dirigentes da edilidade, bem como de Combatentes da Liberdade da Pátria.

Na nota enviada à Inforpress, a edilidade santa-catarinense reitera a sua intenção de adquirir a casa onde Amílcar Cabral viveu a sua infância em Achada Falcão, para futuramente ali instalar o “Museu da Resistência Amílcar Cabral” – espaço de estudo, investigação e memória viva das lutas contra a escravatura, das revoltas, das lutas contra o colonial-fascismo e pela independência nacional.

Ainda no mesmo município, a delegação municipal de Ribeira da Barca vai assinalar a efeméride com uma campanha de limpeza, uma palestra subordinada ao tema “cidadania activa” e lançamento do concurso “zona mais limpa”, que contempla pintura de ruas e fachadas de habitações, cujo prémio será entregue em Maio.

Já no Tarrafal, a autarquia vai realizar uma conversa aberta sobre a temática do Dia dos Heróis Nacionais – uma reflexão necessária, a ter lugar na praça central, a partir das 10:00.

Para além desta acção, o município liderado por José dos Reis pretende realizar algumas atividades culturais, nomeadamente animações musicais, declamação de poemas e projecção de filmes e documentários sobre Amílcar Cabral.

“Importante referir que tendo em conta o momento pandémico em que estamos a viver, o evento está sujeito ao cumprimento das medidas de prevenção impostas pelas autoridades sanitárias”, assegura a edilidade tarrafalense na nota de imprensa.

Nos demais municípios da região Santiago Norte as câmaras municipais, até o momento, não anunciaram nenhuma actividade.

Amílcar Lopes Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, Guiné-Bissau, filho de pais cabo-verdianos, e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri, antes de ver os dois países (Cabo Verde e Guiné-Bissau) tornarem-se independentes. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project