Esta segunda edição, que regressa quatro anos depois, vai decorrer durante todo o dia no polivalente de Assomada, no município de Santa Catarina, e conta com a participação da Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), Liceu Amílcar Cabral e Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes de Santa Catarina e Escola Secundária Carlos Alberto Gonçalves de São Salvador do Mundo (Picos).
Em declarações à Inforpress, o director da ETGDH, Arlindo Mendes, disse que pretendem com esta feira orientar, apoiar e informar os alunos do 9º e 12º anos, na escolha das áreas curriculares ou que percursos profissionais ou universitários querem seguir.
Ajuntou, que este evento vai complementar o trabalho que todas essas escolas têm feito a nível de sensibilização e orientações vocacionais, direccionados aos alunos, sobretudo os do 12º ano, que, segundo ele, ainda carecem de informações.
Daí a realização da feira conjunta para também ajudar os alunos que estão no sistema, mas com idade avançada para saberem das ofertas formativas existentes e linha de financiamento para que possam fazer formações profissionais.
Notou que os alunos do 9º e 11º anos têm à disposição três ofertas, nomeadamente ensino técnico-profissional, via geral e formação profissional, e aos do 12º ano “indecisos” em relação aos cursos, segundo ele estão ofertas profissionais de nível V e universidades, caso optarem por estudar no País.
Por outro lado, avançou que, diferente das outras escolas, a ETGDH pretende ainda “atrair” os alunos do 10º ano dos outros agrupamentos escolares para a via técnica, dando-lhes a oportunidade de escolherem os seus seis cursos nas áreas de Construção Civil, Mecanotecnia, Electrotecnia/Electrónica, Contabilidade e Administração, Informática de Gestão, e Administração de Sistemas Informáticos e Sistemas de Bases de Dados.
E ainda nas áreas de Artes Gráficas e Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização nas escolas técnicas do País.
Relativamente ao curso de Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização, Arlindo Mendes adiantou que a escola que dirige já conta com materiais e pretende abri-lo “a breve trecho”.
Na ocasião, este responsável explicou que em 2020 não realizaram esta feira das profissões por causa da pandemia da covid-19, mas, no entanto, lembrou que a mesma foi realizada a nível local pelas escolas, e no caso da ETGDH percorrem várias escolas para apresentarem os seus seis cursos.
Paralelamente ao evento, os alunos da ETGDH nas mais diversas áreas apresentaram projectos práticos feitos nas aulas e Bombeiros de Santa Catarina realizaram uma demonstração dos primeiros socorros.
Na feira participam instituições direccionadas para o ensino superior, designadamente Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Universidade de Santiago (US), Instituto das Ciências Económicas e Empresarial (ISCEE) e Universidade Intercontinental de Cabo Verde (UNICA).
A nível do ensino técnico-profissional, participaram o Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF), Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santa Catarina, Escola de Formação – MACV, Education USA e HF – Formação.
Participam ainda empresas e instituições como Polícia Nacional e Bombeiro de Santa Catarina (exposições dos materiais da corporação), Águas de Santiago (AdS), Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi) e Delegacia de Saúde (Nutrição, Enfermagem, Serviço Social) dando orientações profissionais aos alunos.
A Semana com Inforpress