ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Estrada Boa Entradinha/Gil Bispo beneficia economia e qualidade de vida das pessoas – primeiro-ministro 08 Outubro 2022

O primeiro-ministro considerou hoje “importante” a construção da estrada Cruz de Picos, Gil Bispo, Boa Entradinha e Chão Formoso, em Santiago Norte, por beneficiar tanto a economia como a qualidade de vida das pessoas dessas localidades.

Santiago Norte: Estrada Boa Entradinha/Gil Bispo beneficia economia e qualidade de vida das pessoas – primeiro-ministro

A estrada nacional EN3-ST-19, que atravessa os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Santa Cruz (ilha de Santiago), que tem uma extensão de 14 quilómetros (km), com plataforma de 6 metros (m) sendo, faixa de rodagem 5 m, duas bermas de 0,5 m cada e raio mínimo das curvas em planta de 25 m, é financiada pelo Banco Mundial e pelo Governo de Cabo Verde em mais de 433 mil contos.

Pavimento em alcatrão, construção de muros, drenagem (valetas), obras hidráulicas, sinalização e segurança são os principais trabalhos a serem desenvolvidos.

As obras de construção e asfaltagem dessa infra-estrutura rodoviária, segundo o Governo, visa o desencravamento de localidades, desenvolvimento de economia local, nomeadamente, agricultura, pecuária, comercio e turismo, e ainda propiciar melhores condições de tráfego e acessibilidade na região.

“Estamos a cumprir um compromisso de entregar hoje às comunidades beneficiadas uma estrada de qualidade, que resulta num investimento de 433 mil contos e que representa 14 quilómetros de extensão de estrada (…)”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O chefe do Governo falava durante a sua intervenção no acto da inauguração dessa infra-estrutura rodoviária, na presença da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e dos presidentes das câmaras de São Salvador do Mundo e de Santa Catarina, Ângelo Vaz e Jassira Monteiro, respectivamente.

Segundo o chefe do Executivo, este investimento é “importante” por desencravar localidades onde as pessoas tinham muita dificuldade na deslocação ao centro da cidade e ao centro de saúde, e os alunos na deslocação para as escolas

Ou seja, ajuntou que todas as dificuldades outrora enfrentadas pela população, condutores e alunos ficaram resolvidas com a construção e asfaltagem dessa obra, que considerou ser uma “estrada de qualidade”.

Correia e Silva destacou ainda o impacto dessa obra na facilitação da mobilidade, circulação, conectividade, na redução de pobreza, na redução do tempo e custo e na economia, tendo em conta que, segundo ele, a via vai facilitar no transporte das mercadorias e produtos.

Por sua vez, a chefe do executivo municipal de Santa Catrina destacou a qualidade da referida obra, que a seu ver vai promover o turismo, desenvolver a economia local, encurtar a distância entre as localidades e o centro da cidade e prolongar a vida das viaturas.

O edil salvadorenho, Ângelo Vaz, por seu lado, afirmou que com a entrega desta estrada, a edilidade e o Governo estão a cumprir uma reivindicação antiga da população, sobretudo de Covão Grande, que vão ver a sua vida mudar.

As autoridades aproveitaram para a apelar aos populares para preservarem este bem público e para terem cuidado na condução. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project