Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: PAICV, PP e UCID prosseguem campanhas 03 Abril 2021

Com a exceção do Movimento para a Democracia (MpD), os outros três partidos políticos (PAICV, PP e UCID) resumiram, este sábado, 03, as suas ações de campanha eleitoral em Santiago Norte, a visar as legislativas de 18 de abril.

Santiago Norte: PAICV, PP e UCID prosseguem campanhas


PAICV: Aposta em porta-a-porta e na criação da Zona Económica Especial na região

Para as legislativas de 18 de abril, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) mostra-se confiante numa vitória na região Santiago Norte. A sustentar esta confiança, o mandatário dos tambarinas naquela região eleitoral, Arnaldo Andrade, aponta a forte adesão e o engajamento da população nas suas ações das campanhas eleitorais, sobretudo nos contactos porta-a -porta.

Assim, o PAICV percorreu este sábado, 03 de abril, todos os Concelhos que fazem parte de Santiago Norte. “Mesmo em plena situação de pandemia e da celebração da Semana Santa, o partido tem sido bem recebido nas visitas, a adesão das pessoas é boa e, por isso, decidimos dar continuidade aos contactos porta-a-porta, que têm surtido melhores efeitos", atesta Andrade. Aliás, acrescenta, "nós registamos que as comunidades de todos os concelhos da região partilham do nosso sentimento de vitória e querem que o cenário político da atual governação seja mudado”.

No dizer deste político, o maior partido da oposição tem um programa que abarca todos os setores primários para o desenvolvimento da economia local, designadamente agricultura, pesca, criação de gado, além da promoção do turismo e outras atividades que possam gerar rendimentos às famílias e comunidades de santiago Norte. Mas o destaque vai, segundo anunciou hoje o cabeça-de-lista, João Baptista Pereira, para a proposta da criaçao da Zona Económica Especial de Santiago Norte.

“A nossa mensagem é de muita confiança e estamos a percorrer todas as localidades da região para convencer as pessoas e voltarmos a governar o País, que é de todos”, sublinha Arnaldo Andrade.

PP homenageia Felisberto Vieira Lopes

Já o Partido Popular (PP) realizou, este sábado, em Assomada, uma homenagem ao Felisberto Vieira Lopes, advogado e ativista político, falecido a 03 de abril de 2020, na cidade da Praia. Em conversa com o Asemanaonline, o cabeça de lista deste partido para a região norte de Santiago, Arlindo Mendes Vieira, assegurou que a sua equipa vai transportar em mãos um placar que descreve o percurso do malogrado e, de seguida, colocar uma corroa de flores na campa do defunto.

“Por ser natural de Santa Catarina, advogado de renome, ativista social e político, que sempre lutou contra a corrupção e injustiça e que defendeu os menos protegidos, o PP considera que é uma justa homenagem para recordar a sua coragem e os seus bons exemplos dados a todos nós”, argumenta Arlindo Vieira.

UCID prossegue com contactos porta-a-porta e distribuição de panfletos

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), que também concorre às legislativas de 2021 para Santiago Norte, defende que o País merece uma política pública que sirva a todos, sem qualquer discriminação.

“Estamos a lutar para acabar com a concentração de poder num único ponto do território nacional e, por isso, temos que partilhar os poderes para que as ilhas e regiões do País possam desenvolver e crescer em iguais circunstâncias em todos os setores. Continuamos a trabalhar no terreno afincadamente, de modo a conseguirmos ter representações do povo e equilibrar as bancadas parlamentares”, defende, a cabeça-de-lista, Neida Rompão.

Convém ressaltar que, mesmo num período de celebração da Semana Santa, a mandatária da UCID para a região, Adalgisa Jesus Costa Monteiro, garantiu a este diário digital que a sua equipa esteve, este sábado, nas localidades de Cabeça Carreira e Cruz Grande para contactos porta-a-porta, distribuição de panfletos e apresentação da sua Plataforma Eleitoral, como forma de sensibilizar as pessoas.

“Respeitamos a religião católica e celebração da Semana Santa, mas mesmo assim, estamos a prosseguir com as nossas ações para fazer chegar as nossas mensagens e propostas de campanha eleitoral”, assegura.

MpD retoma as ações de campanha a partir da próxima semana

Contactado pelo Asemanaonline, o mandatário para a região de Santiago Norte, José Pedro Nunes Soares, afirmou que, devido às orientações da Comissão Política Nacional do seu partido e das restrições impostas pela igreja católica no tocante à celebração da Semana Santa, o MpD só retomará as suas atividades de campanha eleitoral a partir da próxima segunda-feira.

“O cancelamento das nossas atividades de campanha deve-se às orientações da Comissão Política Nacional do MpD e respeito pela celebração da Semana Santa, por termos uma população maioritariamente católica. Entretanto, estamos certos de que retomaremos as nossas ações no início da próxima semana com contactos porta-a- porta em todos os Concelhos de Santiago Norte”, justifica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project