Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Setor das pescas divide atenções de PAICV e PP 09 Abril 2021

Dois dos partidos políticos concorrentes às Legislativas de 2021 para o Círculo Eleitoral de Santiago Norte, (PP e PAICV) mostram-se comprometidos com o setor das pescas, que consideram uma das áreas “essenciais” para o desenvolvimento económico e a criação de rendimentos para as famílias da região Norte da ilha maior de Cabo Verde.

Santiago Norte:  Setor das pescas divide atenções de PAICV e PP

Para o PAICV, “devido à situação de fragilidade económica das famílias da região”, a promoção e desenvolvimento das pescas deve ser integrada numa política geral de alimentação e de rendimentos para a população local.

Deste modo, o cabeça de lista deste partido, João batista Pereira, traça como principais linhas mestras da sua Plataforma Eleitoral para o setor das pescas a criação de Delegações do Setor da Pesca nos municípios de Tarrafal, São Miguel e Santa Catarina. Quer ainda garantir a relação de comunicação e assistência técnica entre as comunidades e as orientações da administração nacional de pesca; a retoma das atividades de inquérito e estudos ao setor pesqueiro, para que haja informações regionais sobre os níveis de captura, os rendimentos, o potencial haliêutico, a capacidade e as potencialidades, “quer humanas, quer materiais. Tudo, com o objetivo de atualizar e sistematizar toda a informação do setor e permitir uma boa planificação e projeção das atividades e do processo de desenvolvimento dos subsectores da Pesca artesanal e semi industrial”.

Além de instituir linha de crédito para o sector em condições favoráveis e ajustadas, este candidato aponta ainda como medidas para dinamizar o setor das pescas, a manutenção e retoma dos centros técnicos e sociais de Pesca (CTS’s ) de Achada Ponta -Santa Cruz, Pedra Badejo, Chão Bom e Rincão.

Com isso, ajudará a criar, "condições de conserva, transformação e agregação de valores ao pescado, formação e reforço institucional das Organizações da classe e sua inclusão com grande enfoque nas peixeiras”; para além de acondicionamento do Estaleiro de construção Naval e reparação de equipamentos de pesca (botes, barcos, motores, redes, etc.) em São Miguel, Tarrafal, Rincão e Ribeira da Barca. O que perimirá garantir a salvaguarda da tradição e a passagem desta importante indústria entre as gerações, bem como aproveitar a mão-de-obra local, para fornecer embarcações quer às comunidades locais, quer a outras regiões do pais”.

De salientar que a equipa do PAICV esteve, esta quinta-feira, nos concelhos de Santa Cruz e Santa Catarina para contactos porta-a-porta e apresentação das suas propostas eleitorais.

PP defende criação de linhas de crédito para o setor

A lista do Partido Popular (PP) promete dar uma “forte” atenção ao setor das pescas na Região Norte de Santiago, para colmatar as dificuldades económicas das comunidades. Arlindo Mendes Vieira, cabeça de lista do referido partido, promete, por isso, caso o seu partido vença as eleições de 18 de Abril, criar uma linha de crédito, tanto para os pescadores que queiram construir ou reparar as suas embarcações como às peixeiras para a aquisição de equipamentos de frio.

“O Partido Popular defende que o Estado deve apoiar o setor, criando linhas de créditos para os pescadores de pequenas e médias embarcações, construção de cais acostável, renegociar o acordo de pescas com a União Europeia, criação de pequenas indústrias transformadoras dos pescados tendo o Estado como acionista principal. Estas medidas vão gerar empregos e muitos postos de trabalhos aos jovens de Santiago Norte”, propõe.

O PP, que atacou as localidades de Calheta de São Miguel esta quinta-feira, mostra-se bastante animado com a transmissão das suas mensagens e, segundo Arlindo Vieira, o sentimento é de esperança na vitória, pelo que promete ainda construir um cais no concelho e apostar na dessalinização da água do mar para o abastecimento de água às famílias.

Já o MpD e UCID, até o fecho desta edição, não se posicionaram sobre o assunto em apreço, apesar das muitas tentativas feitas pelo Asemanaonline. Mas este promete, assim que for possível, trazer alguma informação a respeito para os eleitores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project