Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Partidos assinalam fim da "maratona" com balanço positivo 16 Abril 2021

Termina oficialmente, às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, a campanha eleitoral, rumo às Eleições Legislativas, que acontecem no próximo domingo. Os cinco partidos políticos concorrentes para Santiago Norte (UCID, PP, PAICV, MpD e PSD) encerram a maratona de conquista do voto, que teve início no passado dia 01 de Abril, e todos fazem um balanço positivo das suas ações de terreno, através de contactos diretos com as comunidades locais. Nos últimos dias, a luta política tem estado a aquecer, não apenas no terreno, onde cada um dos concorrentes tem utilizado todos os meios possíveis para convencer o eleitorado, mas sobretudo, nos meios de comunicação, onde os candidatos tentam usar os melhores argumentos.

Santiago Norte: Partidos assinalam fim da


UCID faz balanço positivo da campanha eleitoral

Neste último dia da campanha eleitoral às legislativas de 2021, a cabeça de lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Neida Rompão fez um balanço positivo das suas ações no terreno.

“Até este momento, as ações da nossa campanha têm decorrido satisfatoriamente e as pessoas mostraram-se confiantes nas nossas propostas apresentadas, pelo que garantiram dar o voto que necessitamos”, confia.

Em conversa com o asemanaonline, Neida Rompão reafirma o objectivo da UCID é eleger, pelo menos, dois deputados em Santiago Norte para equilibrar o Parlamento e conseguir defender os interesses dos cidadãos na região.

“Em Santiago Norte a situação é muito má, com um grande índice de pobreza, jovens desempregados e sem qualquer ocupação. É nesta linha que temos a necessidade de investir, como forma de melhorar as condições de vida das populações dos vários municípios da região”, conclui.

Ainda, de acordo com aquela cabeça de lista, nesta sexta-feira, o partido percorreu mais uma vez, as localidades de São Miguel para reforçar e consolidar as ações de campanha, através de contactos diretos com as pessoas e garantiu que o encerramento da campanha acontece às 19:00 horas, no centro da cidade de Assomada – Concelho de santa de Santa Catarina.

PP acredita na vitória para representar as comunidades de Santiago Norte no Parlamento

Para o cabeça de lista do Partido Popular (PP), Arlindo Mendes Vieira, o sentimento que constatou no terreno e a forma como a comitiva foi recebida nas comunidades, motivam a sua candidatura a estar confiante na vitória.

"Seja na rua ou em casas das pessoas, fomos sempre bem recebidos. Isso demonstra que a nossa mensagem tem passado e o balanço que fazemos é bastante positivo. Aliás, as expectativas são boas e deu para percebermos no terreno que vale a pena dar oportunidade a uma nova ideologia política nos vários municípios percorridos".

O candidato relata ainda aquilo que diz ser o descontentamento das pessoas nos últimos cinco anos, em todos os setores de desenvolvimento. “Por isso, a nossa candidatura acredita na vitória, por reconhecer que Santiago Norte precisa de mudar a realidade de vida das famílias e de um grande número de jovens que se encontram desempregados”, indica.

Neste último dia de campanha eleitoral, Arlindo Vieira e sua comitiva ultimou os seus contactos porta a porta em Ribeira dos Picos (Concelho de Santa Cruz), onde também deveria acontecer o encerramento da campanha eleitoral, pelas 18:00 horas.

PAICV satisfeito com as campanhas eleitorais

O mandatário do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para Santiago Norte, Arnaldo Andrade mostrou-se esta sexta-feira, 16, “satisfeito” com as acções de campanha eleitoral em todas as localidades por onde têm percorrido. “A aceitação das pessoas às nossas mensagens tem sido muito boa nestas últimas semanas e o balanço das nossas ações de terreno foi muito positiva", avalia.

O mandatário aponta que o sentimento é de "dever cumprido", que as propostas foram passadas para os eleitores e mostra-se otimista na vitória, garantindo assim, resolver todos os problemas que “afligem” as populações da Região Norte de Santiago.

“Fizemos um esforço extraordinário para informar o eleitor sobre a visão que temos, quais os projetos, propostas e objetivos para fazer desenvolver a economia na região Norte de Santiago. Seguramente que o nosso propósito será melhorar as condiçóes de vida das famílias, através de investimentos nos setores prioritários, nomeadamente agricultura, pecuária, pesca, turismo, entre outras atividades que gerem rendimentos, caso sairmos vitoriosos no próximo domingo”, perspetiva.

Esta candidatura, que continuou seus contactos porta a porta no Tarrafal, tinha agendado para este último dia de campanha um desfile à tarde, por várias artérias da cidade, com a presença da líder do PAICV, Janira Hopffer Almada e o encerramento acontece às 20:00 horas na Praça central da mesma, de acordo com Arnaldo Andrade.

MpD convicto na vitória no domingo

Com a campanha a chegar ao fim, o asemanaonline colheu opiniões do mandatário do Movimento para a Democracia (MpD) para Santiago Norte, José Pedro Soares, que faz um balanço “extremamente positivo” do processo e da receção de que foi alvo o seu partido em todas as localidades. Porém, afirmou terem ficado lições e experiências recebidas de várias pessoas com quem a sua candidatura teve contactos durantes o período de campanha.

“O balanço é extremamente positivo. Estamos, todos nós candidatos, a sentir-nos mesmo motivados e convictos na vitória do dia 19 de Abril. Contudo, fizemos a campanha sempre respeitando as regras sanitárias impostas por causa da Covid-19”, enfatizou o mandatário local do MpD, em entrevista ao Asemanaonline.

José Pedro Soares, revelou a este diário digital que, caso vença as eleições de domingo, vai continuar a investir na região, nos próximos cinco anos, em setores estratégicos para que as comunidades tenham uma economia “satisfatória” e fazer com que as pessoas tenham uma vida cada vez melhor.

“A promoção e o desenvolvimento da agricultura, pecuária, pescas e do turismo serão muito importantes, porque a maioria das pessoas dependem dessas atividades. Acreditamos que Santiago Norte possui potencialidades suficientes para estes setores e para resolver os problemas das comunidades locais”, conclui.

Ainda, segundo este mandatário, todos os ativistas políticos e candidatos da lista do MpD, encontram-se, neste último dia de campanha, nas suas zonas de atuação para reforçarem e refletirem sobre as suas ações de terreno, com o ato de encerramento a acontecer por volta das 19:00, no centro da cidade do Tarrafal.

PSD clama por mudança

Entretanto, não nos foi possível chegar à fala com a cabeça-de-lista do Partido Social Democrático (PSD) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, Edeltina Matias. Todavia, de acordo com declarações da mesma à Inforpress, o seu partido faz um balanço igualmente positivo da sua jornada de campanha que, segundo ela, permitiu constatar a ânsia por "mudança" dos cabo-verdianos e da população de Santiago Norte, em particular.

O PSD que tem a ambição de conseguir eleger, pelo menos três deputados, assenta na ideia de que é chegada a hora de “mudança” e que o seu partido está bem posicionado para defender os interesses das populações e “diversificar” as vozes no parlamento.

“As pessoas estão sem esperança, pois os sucessivos governos pouco fizeram por Santiago Norte”, salienta Matias, daí que o PSD queira “dar um novo rumo ao País e termos um parlamento equilibrado”.

O objetivo, diz aquela candidata, é conseguir eleger pelo menos três deputados para formar a sua bancada parlamentar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project