MpD aposta no crescimento turístico
O Movimento para a Democracia (MpD), mostra-se aberto e empenhado em trabalhar com o propósito de criar um turismo de qualidade e que gera receitas para o desenvolvimento económico e social de Santiago Norte. “Vamos criar, através de parcerias, empreendimentos e espaços com potenciais turísticos, de modo a gerar receitas e fazer desenvolver a economia local e rendimentos para as famílias”, indica o cabeça de lista, Austelino Correia”.
Por conseguinte, este candidato reconheceu que os municípios com potenciais turísticos mostram-se também interessados em aproveitar tais potenciais para dinamizar o turismo com base nessas mesmas potencialidades e com mecanismos capazes de fazer desenvolver a economia local.
“Temos muitos jovens empreendedores, investidores e pessoas que querem promover e desenvolver o turismo em Santiago Norte, um setor importante para a criação de empregos, rendimento e condições para resolver, de uma forma sustentável a pobreza que ainda existe na região”, anuncia.
UCID promete dinamizar o turismo rural no interior de Santiago
Já a cabeça de lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Neida Rompão, em conversa com o asemanaonline, garantiu que a intenção do partido que representa é desenvolver além do turismo de sol e praia, o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de negócios e o turismo cultural na região.
“Temos uma proposta que abrange todas as áreas do turismo na região, sobretudo no Concelho de Tarrafal, que começa pela construção de espaços que ofereçam condições para alojamento de turistas, tanto internos como estrangeiros que pretendam conhecer e descobrir as nossas paisagens naturais”, sublinha. E acrescenta que o turismo tem, e terá no futuro, um papel determinante para o desenvolvimento do Tarrafal que, segundo afirma, é um município seguramente reconhecido por suas potencialidades e vocação turística capazes de gerar rendimento, “não só para a comunidade, como também para as famílias”.
A equipa da UCID, que esteve esta quarta-feira nas localidades de Achada Nhaga, Pedra Barro e Achada Gomes (Concelho de Santa Catarina), insiste nos contactos porta-a-porta para a apresentação da sua Plataforma Eleitoral e convencer o eleitorado "a mudar o atual cenário político no País".
PAICV promete dinamizar o setor de turismo em Santiago Norte
Também a candidatura do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) promete dinamizar o setor turístico local, apostando nas diversas vertentes e potencialidades que a região Norte de Santiago apresenta.
Conforme o cabeça de lista do partido, João Batista Pereira, a Região Norte de Santiago deve ter um turismo de qualidade, que passa por desenvolver as várias potencialidades, com pacotes de turismo rural e ambiental.
Para este candidato, a curiosidade dos turistas em conhecer as zonas altas (montanhosas) e o litoral tem despertado muita atenção para a criação de condições que atraiam os visitantes e facilitem a melhor circulação de pessoas. “Daí que temos que investir fortemente neste setor em toda a região norte da ilha, caso formos eleitos, sobretudo a construção de infraestruturas nas zonas litorais onde há dificuldades de ligação entre regiões e de circulação de pessoas”, salienta Batista.
O candidato da "Estrela Negra" acrescenta que o seu partido quer um turismo que gere rendimentos, beneficie a ilha e provoque desenvolvimento do País no seu todo”, desabafa.
Nesta quarta-feira, os candidatos da lista do PAICV para a região estiveram em contatos porta-a-porta nas zonas altas de Santa Cruz (Mangue), seguindo-se, no período da tarde, um encontro com a Presidente do Partido, Janira Hopffer Almada para uma análise, avaliação e elaboração de novas estratégias das campanhas eleitorais.
"Motivos de força maior" impedem posionamento do PP sobre o turismo
Apesar das muitas diligências feitas por este diário digital, o cabeça de lista do PP para Santiago Norte, Arlindo Mendes Vieira, mostrou-se indisponível em responder ao desafio do nosso jornal sobre o tema em apreço, tendo este alegado "motivo de força maior".
Entretanto, o asemanaonline soube, através do cabeça de lista que, por falta de recursos financeiros e por terem criado uma “Frente Única”, para reforçar a candidatura da UCID e cobrir as duas regiões da ilha de Santiago, os integrantes da lista para a região Santiago Norte integraram essa "frente únida" do PP em visitas aos comerciantes do Centro Comercial de Sucupira e no bairro da Várzea, ambos na cidade da Praia, para contactos diretos com os eleitores de Santiago Sul.
Assim, o A Semana online promete retomar e divulgar as informações sobre da UCID sobre o tema, tão logo o cabeça de lista da UCID para Santiago Norte se mostre disponível.