Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: candidaturas focalizam investimento na agropecuária 06 Abril 2021

Os quatro partidos políticos concorrentes às legislativas de 18 de Abril de 2021 para o Círculo Eleitoral de Santiago Norte (PP, PAICV, UCID e MpD) parecem coincidir nas prioridades económicas para a região Santiago Norte, priorizando a agricultura e a pecuária como setores importantes para “alavancar” o desenvolvimento da economia local.

Santiago Norte: candidaturas focalizam investimento na agropecuária

PP aposta na promoção e desenvolvimento da agricultura e pecuária

Assim, para o PP, tendo em conta “a situação de fragilidade económica” das famílias da região e a relevância desses dois setores primários e o potencial da segunda maior região eleitoral do país, a agricultura e a pecuária devem ser integradas numa política geral de alimentação e de rendimentos para a população.

Neste sentido, o cabeça de lista deste partido, Arlindo Vieira propõe um conjunto de medidas promotoras do desenvolvimento destes setores, sendo as seguintes: criação de programas de agricultura familiar nos municípios; criação de entrepostos de comercialização de produtos à semelhança de lotes; estimular o surgimento e aumento do números de empresários agropecuários; aumentar a assistência técnica e extencionista nos municípios.

Outras medidas envolvem a criação de programas que estimulem o setor hortifrutigranjeiro (produtos e/ou atividades desenvolvidas e provenientes de hortas, granjas, pomares e outros; por exemplo, alfaces, ovos etc.) expansão dos programas horto urbanos para fomentar a produção agrícola-familiar nos municípios de Tarrafal, Santa Catarina, Santa Cruz e São Miguel. Acrescenta-se ainda a criação de acordos de cooperação técnica efetiva para beneficiar a produção nacional dos produtos agrícolas e pecuárias.

“Propomos ainda a construção de mais (Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nos Concelhos para que possam ser aproveitadas para a agricultura periurbana e ou utilização nas regas de plantas”, acrescenta.

PAICV prioriza fomentar agricultura e pecuária

À linha do que já fez no passado, o PAICV promete continuar com o processo de mobilização de mais água para a atividade agropecuária, nomeadamente a construção de mais uma barragem, realização de perfurações e dessalinização de água e a sua disponibilização para fomentar a agricultura e a criação de gado.

“Igualmente, vamos aumentar a área irrigada, com sistema de rega gota-a-gota, racionalizando, deste modo, o uso da água e introduzir sementes melhoradas, com vista à rentabilização da produção agrícola”, destaca, o cabeça de lista Tambarina, João Batista Pereira. A formação continuada dos agricultores, com vertente na produção e proteção integrada e na componente pós-colheita, serão outras apostas do PAICV, a visar assegurar a qualidade dos produtos e atingir o mercado turístico.

No domínio da pecuária, este candidato destaca como prioridade a promoção e introdução de raças melhoradas, adaptadas ao clima e apoiar na construção de infraestruturas pecuárias, como currais, estábulos e bebedouros, além de forte aposta na formação aos criadores. “Por outro lado, vamos instituir uma linha de crédito virada para a agricultura e pecuária, com período de carência e prazo de amortização adaptados à realidade destes setores, e instituir um seguro virado para a proteção dos agricultores e criadores face às pragas ou outra ocorrência de força maior”, conclui.

Depois de percorrer as localidades das zonas altas do Tarrafal de Santiago (Biscainhos e Achada Moirão), esta terça-feira, 06, a candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) realizou um minicomício em Achada Longueira (Tarrafal), para fazer passar as suas mensagens e fazer convencer as pessoas.

UCID preocupada com o bem-estar das comunidades locais

Para a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), torna-se essencial modernizar a agricultura e a pecuária como forma de fazer face às secas cíclicas que vêm fustigando as famílias do campo, ajudando a elevar a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos e das famílias que vivem no campo.

A cabeça de lista da UCID para Santiago Norte, Neida Rompão chama a atenção para a dificuldade de acesso das famílias da região à água corrente, para além das dificuldades em obter pastos para seus animais.

“A agricultura e a pecuária são duas atividades muito importantes para a economia nacional, particularmente no meio rural, propiciando emprego e rendimentos para a sobrevivência das famílias. Daí que, caso formos eleitos, vamos combater a pobreza, através de investimentos nestas duas áreas”, sublinha Rompão, em entrevista ao A Semanaonline.

De salientar que nesta terça-feira, a UCID visitou a localidade de Biscainhos, no Concelho de Tarrafal, para prosseguir com contactos porta-a-porta e apresentar ao eleitorado as suas propostas agendadas na sua Plataforma Eleitoral.

MpD com políticas públicas voltadas para agricultura e pecuária

De acordo com o mandatário do Movimento para a Democracia (MpD) pelo Círculo Eleitoral de Santiago Norte, José Pedro Soares, o seu partido pretende que os eleitores da região abracem os desafios que tem pela frente para fazer “valer” as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento económico e social local.

Soares revela o compromisso e “aposta forte” do seu partido nestes dois setores primários, para que as famílias tenham um melhor rendimento e bem-estar. Isto, sublinha, “considerando os indicadores socioeconómicos de Santiago Norte, para recuperar o atraso acumulado ao longo dos anos de seca”. Daí que, acrescenta, “vamos dar continuidade aos investimentos e melhorar as infraestruturas agrícolas e criar linhas de crédito para os criadores desenvolverem as suas atividades da melhor forma”.

Convém realçar que os integrantes que compõem a candidatura do MpD para Santiago Norte visitaram esta terça-feira, 06, a localidade de Achada Biscainhos para contactos porta-a-porta e auscultar as preocupações e problemas das pessoas.
Entretanto, todos os partidos para a região adiantaram a este diário digital que na manhã desta quarta-feira, os candidatos reúnem-se para agendar as suas próximas ações de campanha

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project