Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Partidos políticos "satisfeitos" com ações de terreno nos últimos dias de campanha 13 Abril 2021

A três dias para o término das campanhas eleitorais para as Legislativas de 2021, as três forças políticas para a Região de Santiago Norte, fazem um balanço positivo das suas atividades ao longo destes 13 dias de trabalho no terreno.

Santiago Norte: Partidos políticos

PP confiante na eleição de deputados para a região

Já na reta final da campanha legislativa de 2021, o cabeça de lista do Partido Popular, Arlindo Mendes Vieira, mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido pela sua equipa, quando faltam três dias para o fim do período oficial destas campanhas legislativas, com destaque para os contactos porta-a-porta em várias localidades de Santiago Norte.

“A nossa campanha tem decorrido de forma positiva, e a aceitação das pessoas às nossas mensagens tem sido muito boa nestas últimas duas semanas", destaca aquele candidato. Vieira acrescenta que "Santiago Norte não desenvolveu, ao longo destes cinco anos de governação do MpD". Aliás, aponta, "temos constatado que muitas famílias não possuem recursos para o seu sustento, mormente poder de compra”, destaca.

Arlindo Vieira revela ainda que em Santiago Norte a situação sócioeconómica é “muito má, com um grande índice de pobreza, jovens desempregados e sem qualquer ocupação” e frisa, nesta linha, a necessidade de investimentos como forma de melhorar as condições em que os municípios da região se encontram atualmente.

“Os jovens, na sua maioria, encontram-se desempregados e descrentes quanto ao atual Governo. É nesta ótica, que vamos apostar no investimento nos setores primários, na criação de empregos para a nossa juventude e no encorajamento do empreendedorismo, para que as famílias criem seus próprios rendimentos”, propõe.

A candidatura do PP percorreu esta terça-feira a localidade de Fonte Almeida e outras, que fazem parte do Concelho de Santa Catarina para os últimos contactos porta-a-porta com as comunidades.

MpD promete desenvolver a economia local

Em entrevista ao Asemanaonline, o mandatário da candidatura do Movimento para Democracia (MpD) para o circulo de Santiago Norte, José Pedro Soares, afirma que, desde o início da campanha eleitoral, por todas as localidades onde tem passado em Santiago Norte, o partido sentiu-se motivado face à “boa receção” por parte do eleitorado.

“Até este momento, o balanço é positivo. Estamos motivados e convictos na vitória do dia 19 de Abril para continuarmos a investir na região e fazer com que as pessoas tenham uma vida cada vez melhor”, salienta aquele mandatário.

Soares considera ser importante continuar a investir em setores estratégicos para que a região tenha uma economia que responda às necessidades das populações.

“A promoção e o desenvolvimento da agricultura, pecuária, pescas e do turismo serão muito importantes, porque a maioria das pessoas dependem dessas atividades. Aliás, acredito que Santiago Norte possui potencialidades suficientes para estes setores e resolver os demais problemas das comunidades locais”, conclui.

Convém referir que o MpD esteve, esta terça-feira, nas localidades de Colonato e Chão Bom, para os habituais contactos porta-a-porta, com vista à apresentação da sua plataforma aos locais.

UCID satisfeito com as ações de campanha e convicto da sua eleição na região

A cabeça de lista da União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID) para a região Norte de Santiago, Neida Rompão, afirma, por sua vez, estar satisfeita com as ações da campanha, que vão terminar daqui a três dias.

Entretanto, a candidata mostra-se indignada com a situação da economia local que considera estar “estagnada”. Segundo Rompão, a maioria da juventude encontra-se “desanimada” com o Governo de Ulisses Correia e Silva, sem perspetivas, e a viver no desemprego.

“O atual Governo de Ulisses Correia e Silva nada fez para alavancar a economia da região. Basta ver as famílias a viver na pobreza e uma boa franja de jovens a viver no desemprego, sem qualquer esperança! Por isso, apelamos que votem na UCID para podermos equilibrar o Parlamento, apresentar e discutir os projetos que sirvam para o desenvolvimento de toda a região norte de Santiago”, avança.

A percorrer a localidade de Figueira das Naus, nesta terça-feira, Neida Rompão, em conversa com este diário digital, garantiu que conta com a sua eleição como deputada para o Círculo, otimismo esse sustentado no "descontentamento" das pessoas que se mostram "revoltadas" com a atual governação, “que nada fez para o desenvolvimento local e bem-estar das famílias".

PAICV de olhos postos no desenvolvimento da economia local

Já a candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está também com “olhos postos" no desenvolvimento da economia local, caso vença as eleições legislativas de 18 de Abril.

O mandatário deste partido, Arnaldo Andrade, defende que é preciso investir mais nos setores considerados "prioridades" em Santiago Norte, para que se possa “alavancar” a economia local e do país, em geral.

Em entrevista ao Asemanaonline, o candidato “tambarina” afirma que a população e as famílias "merecem e devem contar com políticas públicas que garantam a sua sobrevivência e bem-estar social".

O PAICV, que tem “o propósito” de melhorar a condição de vida das famílias, promete que, caso sair vitorioso nas legislativas, vai criar uma linha de crédito para os agricultores, criadores e pescadores de Santiago Norte, “que os possibilite dinamizar as suas atividades".

Assim, Andrade afiança qiue o PAICV vai “junto dos parceiros", nomeadamente o Governo e as Câmaras Municipais, "criar uma linha de crédito para os que trabalham no setor primário e, assim, diversificarem as suas atividades e criarem rendimentos capazes de desenvolver a economia local”.

A cumprir mais um dia da sua agenda de campanha, o partido da Estrela Negra realizou os habituais contatos porta-a-porta, esta terça-feira, nas localidades de Mote Iria e Cobôm Chance para tentar convencer o eleitorado a votar na sua candidatura no dia 18 deste mês corrente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project